Representantes de IF’s se reúnem para debater institucionalização da Ead

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 09h31 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 12h57 | Acessos: 2104

EaD2Representantes de seis Institutos Federais estão reunidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Zona Norte, para discutir na quinta (30) e sexta-feira (1º de julho) sobre a institucionalização da educação a distância na rede federal de educação profissional e tecnológica. O grupo de trabalho criado para debater o assunto elaborará uma proposta de regulamentação a ser encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Pró-reitores de ensino e diretores de educação a distância dos Institutos Federais da Paraíba, Goiano, do Mato Grosso do Sul, do Espírito Santo, do Norte de Minas Gerais e de Rondônia estudam a padronização e regulamentação que vai definir, por exemplo, a carga horária docente para essa atividade e o valor para a matriz orçamentária do aluno EaD. “E ainda uma parte extremamente importante que é o custeio dessas atividades. Para o IFRO é muito importante que seja aprovada essa minuta, que possibilitará consolidar as ações que nós já temos e até ampliá-las em razão da garantia de orçamento para futuras ações”, disse o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

A oferta da modalidade EaD para toda a rede federal de educação profissional e tecnológica será outro tópico abordado durante o encontro. “O que estamos discutindo é como podemos criar condições [para expandir e manter a EaD na rede federal], o que nós precisamos para realizar essa ação e quais são os parâmetros a serem adotados. O PNE [Plano Nacional de Educação], em primeiro lugar, prevê a utilização da EaD de forma forte, e em segundo lugar, as metas que são colocadas são inatingíveis se não utilizarmos essa ferramenta”, comentou o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, que também estava presente na reunião.

A educação a distância desenvolvida pelo IFRO é referência nacional “então é muito importante para que os membros que estão fazendo parte dessa comissão conheçam a nossa estrutura, vejam a nossa realidade e troquem experiências para que a gente possa melhorar ainda mais a oferta de EaD no nosso instituto”, salientou a pró-reitora de Ensino, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos.

Durante a manhã de quinta-feira (30) os pró-reitores e diretores de educação a distância dos Institutos Federais conheceram os estúdios onde são produzidas as vídeo-aulas.  "Receber os membros do Grupo de Trabalho para tratar do fortalecimento da educação a distância aqui em nosso Instituto Federal tem grande importância, pois, podemos apresentar nossa realidade, nossas ações e a partir daí contribuir com as discussões de forma efetiva para toda rede federal", destacou o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan.

• 88d55288-7c00-4975-baab-cb0af53efe40
  • Campus_Porto_Velho_Zona_Norte