Representantes de IF’s se reúnem para debater institucionalização da Ead
Representantes de seis Institutos Federais estão reunidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Zona Norte, para discutir na quinta (30) e sexta-feira (1º de julho) sobre a institucionalização da educação a distância na rede federal de educação profissional e tecnológica. O grupo de trabalho criado para debater o assunto elaborará uma proposta de regulamentação a ser encaminhada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
Pró-reitores de ensino e diretores de educação a distância dos Institutos Federais da Paraíba, Goiano, do Mato Grosso do Sul, do Espírito Santo, do Norte de Minas Gerais e de Rondônia estudam a padronização e regulamentação que vai definir, por exemplo, a carga horária docente para essa atividade e o valor para a matriz orçamentária do aluno EaD. “E ainda uma parte extremamente importante que é o custeio dessas atividades. Para o IFRO é muito importante que seja aprovada essa minuta, que possibilitará consolidar as ações que nós já temos e até ampliá-las em razão da garantia de orçamento para futuras ações”, disse o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.
A oferta da modalidade EaD para toda a rede federal de educação profissional e tecnológica será outro tópico abordado durante o encontro. “O que estamos discutindo é como podemos criar condições [para expandir e manter a EaD na rede federal], o que nós precisamos para realizar essa ação e quais são os parâmetros a serem adotados. O PNE [Plano Nacional de Educação], em primeiro lugar, prevê a utilização da EaD de forma forte, e em segundo lugar, as metas que são colocadas são inatingíveis se não utilizarmos essa ferramenta”, comentou o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, que também estava presente na reunião.
A educação a distância desenvolvida pelo IFRO é referência nacional “então é muito importante para que os membros que estão fazendo parte dessa comissão conheçam a nossa estrutura, vejam a nossa realidade e troquem experiências para que a gente possa melhorar ainda mais a oferta de EaD no nosso instituto”, salientou a pró-reitora de Ensino, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos.
Durante a manhã de quinta-feira (30) os pró-reitores e diretores de educação a distância dos Institutos Federais conheceram os estúdios onde são produzidas as vídeo-aulas. "Receber os membros do Grupo de Trabalho para tratar do fortalecimento da educação a distância aqui em nosso Instituto Federal tem grande importância, pois, podemos apresentar nossa realidade, nossas ações e a partir daí contribuir com as discussões de forma efetiva para toda rede federal", destacou o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan.
Redes Sociais