Funcionários do IFRO participam de curso sobre currículo integrado na educação profissional e tecnológica

Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 10h33 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2016, 17h03 | Acessos: 2065

BRN3561Cerca de 40 funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participam entre os dias 14 e 16 de junho, no Campus Porto Velho Calama,  do curso “Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica”. A capacitação é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).  O curso tem como objetivo desenvolver a compreensão global do conhecimento e a concepção de currículo integrado, através da construção de práticas interdisciplinares e transdisciplinares, que visem a formação integral do cidadão.

Durante os três dias do curso ministrado pela doutora em Educação e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Edilene Rocha Guimarães, serão discutidos temas como a origem da proposta de integração curricular enquanto política pública e como ela tem se configurado nas instituições de ensino. Além disso, o encontro abordará o conceito de currículo e os encaminhamentos metodológicos para efetivação da integração curricular. “A proposta que apresento tem como base a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a reestruturação do currículo através de unidades didáticas integradas”, explicou Edilene.

Os participantes da capacitação poderão colocar em prática os conceitos aprendidos por meio de oficinas de construção de currículos integrados hipotéticos, de acordo com os cursos existentes no IFRO.  “A metodologia será aplicada conforme as matrizes curriculares dos cursos que já ofertamos, para que o professor saiba como ele pode realizar a integração dentro da nossa realidade e com nossas particularidades”, reforçou a pró-reitora de Ensino, Maria Fabiola Moraes da Assumpção Santos.

A capacitação de servidores da administração pública federal é uma previsão legal (Decreto 5.707) e tem o objetivo de melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados à sociedade. “O IFRO considera de suma importância a capacitação constante de seus funcionários, e temos buscado a cada ano parcerias e ampliação do número de servidores capacitados”, ressaltou a diretora de gestão de pessoas, Débora Gonçalves de Lima.

registrado em: ,