Projeto Pesca e Sustentabilidade capacita pescadores de Guajará-Mirim em Gestão Co-Participativa, Empreendedorismo e Cooperativismo
O Projeto Pesca e Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, está promovendo o Curso de Formação Continuada em Gestão Co-participativa dos Produtos da Pesca. Estendendo-se de abril a maio, a ação tem como foco o fortalecimento e capacitação da Colônia de Pescadores Z-2/RO, do município de Guajará-Mirim. As aulas estão sendo ministradas nas dependências do campus do IFRO.
O objetivo do curso é que os participantes desenvolvam as competências essenciais para o exercício de suas funções e para o enfrentamento dos desafios do mercado de trabalho no setor de planejamento, gestão e negócios.
A formação proporciona oportunidades significativas para a comunidade pesqueira local, com conhecimentos sobre gestão organizacional, empreendedorismo de produtos pesqueiros e em educação financeira. São temáticas que otimizam a participação no mercado de trabalho, aperfeiçoam as práticas de gerenciamento e planejamento de negócios dos produtos da colônia, com o intuito de impulsionar as vendas e o retorno financeiro. Estimula ainda a organização das atividades pesqueiras sob os pilares do empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, e a qualificação para uma atuação mais eficaz no mercado.
Os participantes do curso expressaram suas impressões sobre a iniciativa. Segundo Claudete Dorado da Silva, “avalio o curso como muito proveitoso, pois apresenta novas perspectivas e nos oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos relevantes para o desenvolvimento de nossa atividade profissional”.
Já Mireia Lino ressaltou a importância da formação para o aprimoramento de suas práticas: “Considero este curso bastante pertinente, pois complementa o conhecimento prático que possuímos sobre a pesca. Em particular, espero aprimorar minhas habilidades na determinação do preço do pescado e na gestão de custos, áreas em que identifico dificuldades em minhas atividades diárias”.
Para a equipe do Projeto Pesca e Sustentabilidade do IFRO Campus Guajará-Mirim, a iniciativa reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento da comunidade, em especial a colônia de pescadores, proporcionando uma formação que visa à autonomia e ao crescimento sustentável do setor pesqueiro na região.
A Coordenadora de Extensão do Projeto, Poliana Ribeiro Barroso, enfatizou que a proposta é uma das ações do projeto, direcionada exclusivamente aos associados da Colônia de Pescadores Z-2, com vistas à formação em Gestão de Negócios e em Princípios Individuais e Coletivos de Empreendedorismo e Cooperativismo.
Redes Sociais