Roda de conversa “ADS em ação” discute a importância do centro acadêmico do curso em Ji-Paraná
Acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, reuniram-se no auditório, na quarta-feira, dia 9, no evento “ADS em ação: o futuro do centro acadêmico de ADS”.
Foi um momento de diálogo, reflexão e mobilização estudantil para a construção de um ambiente acadêmico mais participativo e representativo. Apresentou-se aos alunos do curso o que é um Centro Acadêmico (CA); qual o papel de um CA no contexto estudantil e institucional; como é sua estrutura e funcionamento; a importância da participação ativa dos alunos na sua criação e manutenção. Para os organizadores da atividade, a existência de um CA fortalece a voz dos estudantes dentro da instituição, permitindo a articulação de demandas, projetos e representações junto à coordenação, direção e Reitoria.
Conforme o Coordenador do curso, Reinaldo Pereira Lima, “foi um dia memorável para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Ji-Paraná. Tivemos a honra de receber a presença da Professora Sônia, representante da Reitoria, que conduziu uma fala inspiradora sobre a importância do Centro Acadêmico (CA) e seu papel fundamental no fortalecimento da vida estudantil e na construção de uma comunidade acadêmica mais ativa, participativa e protagonista”.
“Durante o encontro, os alunos puderam conhecer os membros que comporão a futura diretoria do nosso CA – jovens comprometidos e cheios de ideias para transformar o cotidiano do curso. Esse marco representa o início de uma nova fase, em que os estudantes assumem, com orgulho, o protagonismo de sua formação. O Centro Acadêmico surge como um espaço de diálogo, acolhimento, representatividade e construção coletiva. Ver nossos alunos se organizando, sonhando e se mobilizando para fazer a diferença no ambiente acadêmico é, sem dúvida, motivo de grande alegria e esperança. Que esse seja apenas o primeiro de muitos passos rumo a uma jornada ainda mais rica, colaborativa e transformadora!”, avaliou o Coordenador.
A Diretora de Assuntos Estudantis na Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), Sonia Carla Gravena Candido da Silva, explica que é “muito bom poder contar com o movimento estudantil organizado para uma gestão institucional que reflita os interesses da comunidade acadêmica. Fico muito feliz de poder contribuir com a criação do centro acadêmico do curso de ADS”.
De acordo com a Professora de Direito, Emi Silva de Oliveira, “auxiliei a coordenação na organização do evento e juntos incentivamos os nossos estudantes a participarem do evento ‘ADS em Ação: o Futuro do Centro Acadêmico de ADS’. Durante o evento, tivemos um momento especial de diálogo, reflexão e mobilização estudantil, em que foi possível apresentar a importância de construirmos juntos um ambiente acadêmico mais participativo, representativo e conectado às necessidades reais dos nossos alunos. Apresentamos histórias reais de casos de sucesso de CA”.
A estudante do 2° período de ADS, Tainara Leal, tem a expectativa de que o Centro Acadêmico seja “um espaço de apoio e representatividade, onde os alunos poderão trocar experiências e buscar melhorias para o curso. Quero que ele fortaleça nossa comunidade, promova oportunidades e incentive a participação de todos. Sei que teremos desafios, como engajar mais estudantes e garantir bons recursos, mas acredito que, juntos, podemos construir algo realmente significativo”.
Também cursando o 2° período, Kauane Izidoro acrescenta que “as expectativas em torno deste novo Centro Acadêmico são elevadas. Espera-se que ele se torne a voz ativa dos estudantes, um canal direto de comunicação com a administração da instituição, capaz de articular demandas, propor melhorias e defender os interesses da comunidade discente”.
Hyago Alves, 2° período do curso, ressalta: “vejo o Centro Acadêmico como uma oportunidade de fortalecer a união entre os alunos do curso, promover eventos e representar nossos interesses. Apesar dos desafios, acredito que com dedicação e trabalho em grupo podemos alcançar grandes resultados e contribuir para o crescimento do curso”.
Redes Sociais