Projeto de Robótica Artística do Campus Porto Velho Calama é premiado como Melhor Resumo no Computer on the Beach 2025
O trabalho “Robótica Artística e Sustentável: Fortalecendo a Participação Feminina na Tecnologia” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu a premiação de Melhor Resumo no Computer on the Beach 2025. O evento ocorreu entre os dias 2 e 5 de abril, na cidade de Itajaí (SC).
A 16ª edição do Computer on the Beach (COTB), que é um dos mais relevantes encontros técnico-científicos da área de computação do Brasil, foi organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos para debater as tendências e os avanços da computação em um cenário que une tecnologia e natureza, no litoral catarinense.
Dentro da programação, o Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática era voltado a estudantes de cursos técnicos de todo o país. A proposta do concurso é fomentar o interesse dos jovens pela computação, abordando temas como saúde, educação, cultura digital e meio ambiente, tendo como pano de fundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).
Neste ano, os trabalhos dialogaram com os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Gênero) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Rondônia esteve entre os grandes do Computer on the Beach 2025, com o trabalho “Robótica Artística e Sustentável: Fortalecendo a Participação Feminina na Tecnologia”, que conquistou o prêmio de Melhor Resumo Estendido – Poster.
O projeto foi apresentado durante a sessão comemorativa dos 10 anos do Workshop Meninas Digitais e é fruto da iniciativa da Professora do IFRO Campus Porto Velho Calama, Camila Carolina Salgueiro Serrão, junto às estudantes Danielly Magno Barbosa, Israelly Barbosa Maia e Jamilly Emanuelle Ferreira Pantoja.
O trabalho tem como foco o incentivo à participação de meninas e mulheres na robótica educacional, por meio da criação de robôs artísticos e sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e programação com Arduino.
A iniciativa também havia sido destaque na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, em que a equipe conquistou o 1º lugar na modalidade artística, garantindo vaga para a etapa nacional, que acontecerá em novembro, em Goiás.
A metodologia adotada baseou-se na aprendizagem por projetos, com encontros semanais voltados à colaboração entre discentes e orientadora. Além do reconhecimento acadêmico, o projeto reforça o papel da educação tecnológica como ferramenta de inclusão e de transformação social.
Representando a equipe no evento, a Professora Camila Serrão — também integrante do grupo de pesquisa GPMECATRÔNICA/IFRO — celebrou a conquista e destacou a importância de espaços: “fico muito feliz em ter tido a oportunidade de apresentar o resumo produzido pela equipe Fireflies no evento Computer on the Beach na sessão ‘Melhor Banner’”.
Redes Sociais