Campus Zona Norte realiza aula inaugural e acolhida dos novos alunos

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 10h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 10h50 | Acessos: 1283

Aula Inaugural 06 02 Zona Norte 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou na quarta-feira (6/2) a aula inaugural de quatro de seus cursos: do Técnico em Administração, do Superior em Tecnologia de Gestão Pública, do Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e da Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, todos na modalidade presencial.

O evento ocorreu à noite, no auditório do campus, e marcou o início do ano letivo de 2019. Esteve presente na cerimônia o professor Carlos Henrique, representando o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Ele explanou a respeito do papel do Instituto Federal de Rondônia frente à sociedade e deu as boas-vindas aos novos estudantes. A Diretora-Geral Substituta do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariadne Joseane Felix Quintela, também fez a acolhida aos novatos com palavras de entusiasmo.  O Diretor de Ensino, Samuel dos Santos Junio, e os Chefes do DEPESP (Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e do DEPEX (Departamento de Extensão) apresentaram seus respectivos departamentos e falaram a respeito dos três segmentos norteadores do IFRO: Ensino, Pesquisa e Extensão. A solenidade também foi acompanhada pelos demais professores e técnicos.

No segundo momento da cerimônia, os coordenadores apresentaram brevemente seus cursos, fazendo uma pequena introdução aos alunos, com as devidas orientações e informes. Ao final do evento as turmas seguiram para as respectivas salas de aula.

“A aula inaugural é importante, porque os alunos quando chegam precisam conhecer a instituição. É quando eles ficam conhecendo como funciona, quais são os programas que temos e quais são as oportunidades que eles podem ter como estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte. Por isso é importante que eles venham, que eles conheçam. É um momento também de acolhimento pelos professores e, especialmente, pelos coordenadores de curso”, comentou Ariadne Quintela.

Segundo a aluna do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, Beatriz Bezerra Pereira, houve orientações sobre o que é o IFRO e o que a instituição espera dos alunos. “Fomos orientados a escrever artigos, buscar publicações, participar de eventos (institucionais, ou não; regionais, nacionais e internacionais), pensar em promoção de cursos para a sociedade, dentre outras coisas. Os coordenadores foram enfáticos na importância da devolução do nosso conhecimento para a sociedade, seja na produção de novos conhecimentos ou produtos, e na seriedade que temos que tratar o curso, pois o investimento público não pode e não deve ser desperdiçado”, diz.

Beatriz também é servidora do IFRO e fala a respeito da nova experiência: “É diferente estar na condição de aluna. Como servidora, tenho a consciência da importância da atividade que desenvolvo, mas é um trabalho extremamente administrativo, sem contato com o público do IFRO. Muitas vezes não vemos o resultado do nosso trabalho, não vemos o impacto positivo e direto de nossas ações para a sociedade. Agora, inserida em um campus, pude observar como esse ensino público, gratuito e de qualidade, que une o ensino, a pesquisa e a extensão, pode impactar diretamente na vida dos alunos e melhorar a sociedade, com a produção de conhecimentos e produtos. Em outro ponto, percebo, como servidora da instituição, o quanto é grande o volume de recursos financeiros e de pessoal que a oferta de um curso exige. Isso faz com que minha responsabilidade como aluna aumente muito”.

Na quinta-feira (7/2), os servidores da CAED (Coordenação de Assistência ao Educando) reuniram novamente os novos estudantes dos cursos presenciais e realizaram o evento de acolhida, no auditório. Foram dados os informes da Assistência Estudantil e apresentados os serviços oferecidos (psicólogo, assistente social, enfermeira, orientação pedagógica, intérprete de libras) e seus programas de auxílio, como auxílio permanência, auxílio transporte e auxílio alimentação, todos com o objetivo de dar apoio aos estudantes durante o período de estudos no Instituto Federal.

• Aula_Inaugural_06_02_Zona_Norte_1
  • Aula_Inaugural_06_02_Zona_Norte_2