Campus Vilhena inicia curso de mecânico de máquinas de costura

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 12h37 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 12h37 | Acessos: 192

1 dia de aula Vilhena

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, no dia 5 de agosto, deu início ao curso de Formação Continuada de Mecânico de Máquina de Costura. As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, no ateliê localizado no Centro do Idoso, instituição parceira do campus. Para este curso, que possui uma carga horária total de 40 horas/aula, foram ofertadas 30 vagas para a comunidade.

Com foco em fornecer conhecimentos essenciais para a manutenção preventiva e corretiva de máquinas de costura industrial, a formação é direcionada a profissionais e estudantes interessados em atuar na área de manutenção de máquinas da indústria têxtil. As aulas práticas são realizadas de forma dinâmica, com os conteúdos sendo apresentados oralmente e demonstrados através da prática supervisionada.

Os alunos têm a oportunidade de manusear diretamente as máquinas de costura e ferramentas necessárias para a manutenção, sob a orientação constante do professor. A Coordenadora de Formação Inicial e Continuada, Aline Costa Elhke, destaca que o curso é importantíssimo para o contexto local.

“Vilhena abriga atualmente 88 empresas de moda e confecção, mas conta com apenas uma empresa especializada em manutenção de máquinas de costura. O curso visa não apenas a suprir essa demanda de manutenção, mas também a proporcionar aos participantes a capacidade de realizar manutenção em suas próprias máquinas ou, ainda, abrir oportunidades de trabalho na área”, afirma Aline.