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Campi do IFRO atuam na manutenção do ensino em tempos de pandemia

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 14h03 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 14h03

As Diretorias de Ensino dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) mantém seu trabalho de alinhar suas atividades com as diretrizes emanadas da Direção-Geral e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), agora com as alterações trazidas a partir do trabalho remoto diante do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

As Diretorias de Ensino (DEs) são vinculadas à Direção-Geral dos campi, sendo  órgãos executivos responsáveis pelo planejamento, avaliação, instrução e acompanhamento do processo pedagógico-administrativo e do controle acadêmico, especialmente no âmbito dos cursos técnicos e de graduação, presenciais e a distância.

O Diretor de Ensino do Campus Vilhena, Rodrigo Alécio Stiz, conta que na unidade eles estão “orientando os docentes para utilização dos diversos meios de comunicação, com objetivo de levar o conteúdo das disciplinas até os alunos. Temos professores fazendo vídeos, áudios explicativos, webconferência, fórum de discussões, enfim, inúmeras plataformas digitais estão sendo utilizadas nesse período”.

Um dos pontos de apoio é o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFRO. “Como ferramenta institucional, já utilizada há muitos anos no IFRO, o Moodle tem sido um grande aliado neste período de isolamento social, minimizando os impactos desse distanciamento da sala de aula”, afirma o Professor Rodrigo. Ele complementa dizendo que: “Por fim, faço uma avaliação positiva apesar deste período tão difícil, nossos docentes tem compartilhado o êxito em suas ações, e é claro que ajustes sempre são necessários, bem como um replanejamento, mediante esse desafio de termos aulas por tanto tempo na modalidade não presencial”.

O planejamento realizado pelas Diretorias de Ensino envolve toda a equipe, ocorrendo em consonância com o Regimento Interno de cada campus, mais ações de cada exercício, e as diretrizes contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

Jaru

No Campus Jaru, apesar de todos os desafios que os profissionais enfrentam na região, eles estão encontrando uma boa participação dos alunos nas aulas, conforme a Direção de Ensino observa nas rodas de conversa realizadas. “As aulas têm sido muito importantes para eles se manterem ocupados, porque há troca de experiência pelo Google Meet. Eles sentem a preocupação e o carinho em função das ações desenvolvidas”, diz a Diretora de Ensino, Érica Cayres Rodrigues. Um dos exemplos é a Roda de Conversa Virtual com a psicóloga, que inclui diversos temas, inclusive de como lidar com o momento de distanciamento social e de organização do tempo de estudo.

Em Língua Portuguesa, junto com as psicólogas, está sendo realizada a “Roda de Conversa A Fiada”, trabalhando literatura e reflexões das angústias humanas e de trocas de experiências. O primeiro debate solicitou que estudantes assistissem antes ao filme Os Intocáveis. E na quarta (6), ocorreu uma Roda de Conversas com os Pais, quando foram convidados os responsáveis pelos alunos de primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, explicando as ações e orientações que estão sendo seguidas no ensino virtual. A atividade, segundo Érica, visa “fortalecer essa parceria entre o campus e a família, para que o aluno possa, dentro desse processo, se sobressair, ser o maior beneficiado”.

As diretorias de ensino fazem o planejamento estratégico e operacional, com vistas à definição das prioridades nas áreas de ensino e ao atendimento aos órgãos de controle interno e externo relacionados às políticas educacionais. Entre essas políticas públicas, está o trabalho do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). No Campus Jaru o trabalho é realizado junto a estudantes e professores, uma vez que os profissionais do setor realizam atendimento aos alunos que precisam de acompanhamentos específicos. E a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) faz a orientação de atendimento, bem como atua na coordenação dos auxílios emergencial e de apoio digital.

Para completar, Érica Cayres ainda fala que está sendo desafiador não só para a Diretoria de Ensino, mas para todos, pois o momento exige muito dos professores, técnicos e alunos.

 

Guajará-Mirim

 “A oferta de disciplinas em sua totalidade em um Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma experiência nunca vivenciada pelo campus, todo o planejamento institucional foi realizado considerando as atividades presenciais, portanto, estamos enfrentando grandes desafios. Entretanto, não estão sendo medidos esforços para superarmos cada obstáculo, orientamos, na medida que a gestão define os processos nesse período, os docentes e alunos, assim como acompanhamos diariamente as atividades não presenciais ofertadas, através da equipe de ensino como o Departamento de Apoio ao Ensino, as Coordenações de Curso e a Coordenação de Assistência ao Educando”, explica a Diretora de Ensino do Campus Guajará-Mirim, Cícera Alexsandra Costa dos Santos.

O campus trabalhou para que os alunos sem acesso à internet tivessem acesso ao auxílio financeiro e também realizou empréstimos de computadores institucionais. “Também observamos a necessidade de orientarmos e de pedirmos o apoio da família dos estudantes, pois estes também não estavam totalmente adaptados ao modelo de aula a distância, tendo que se adaptar às novas metodologias adotadas pelo professor”, relata Cícera.

Segundo ela, também foi necessário contar com uma participação mais ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. “Realizamos reuniões por webconferência com os pais e responsáveis e ficamos satisfeitos com a participação dos mesmos e a sua devolutiva sobre a oferta de atividades não presenciais para seus filhos. Os professores estão rompendo fronteiras, se reinventando e inovando suas práticas pedagógicas para proporcionar uma aula de qualidade, para permitir que o aluno possa adquirir o conhecimento necessário”, conclui a Diretora de Ensino.

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