Equipes realizam últimos ajustes para início das provas do Desafio de Tecnologia e Inovação

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2016, 15h06 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 15h07

Jovens competidores de todo o Brasil já estão em Porto Velho para a disputa do 1° Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais. Na manhã desta segunda, dia 30, foi o momento de realizar o credenciamento e fazer os últimos ajustes nos Robôs para o início das provas às 14h. No total, mais de 200 alunos-competidores de 16 Institutos Federais, instituições de ensino estaduais e privadas estão inscritos no evento, realizado no Porto Velho Shopping até a próxima quarta-feira, dia 01° de junho. A abertura oficial está prevista para às 19h30 desta segunda, noCampus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

A equipe Jaguar do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi uma das primeiras a chegar a capital rondoniense, ainda na véspera, no domingo, 29.  Eles vão competir na modalidade ‘Robotino’, uma das seis em disputa no Desafio.  Na competição, a equipe estará representada pelos competidores Ana Júlia e Lucas Silva, estudantes do curso Técnico Integrado em Automação do Campus Volta Redonda do IFRJ. Apesar da experiência em competições, eles estavam atentos a todos os detalhes da prova apresentados na manhã de hoje.

A equipe Jaguar já representou o Brasil em competições internacionais e, atualmente, é detentora do título da Copa do Mundo de Robôs na categoria Dança, competição realizada em 2014 em João Pessoa, na Paraíba. A equipe participa de competições de Robótica em várias modalidades.

Já a equipe do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estreia em competições de educação profissional. A equipe é formada pelos jovens Victor Daniel, Lucas Kauan e Danilo Rodrigues, todos alunos do curso Técnico Integrado em Mecatrônica do Campus Palmas do IFTO . Orientados pelos professores Maxwell Moura e Wendell Moura, eles vão competir na modalidade ‘Seguidor de Faixa’.

Ansiosos, os representantes do Tocantins estão confiantes em um bom resultado. “Temos duas metas, terminar a nossa prova e ganhar experiência para outras competições. Não vamos parar por aqui”, comenta Victor Daniel.

Robótica

Seis modalidades estarão em disputa durante os três dias de competição. Resgate, categoria da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino, esta última valendo como pré-seletiva para a seletiva nacional que indicará o representante do Brasil na WorldSkills 2017 – maior competição de educação profissional do mundo.

Oficinas de Inovação

O Desafio também proporcionará ao público em geral, por meio do ensino da robótica educacional, oficinas gratuitas para a programação de robôs. As oficinas terão duração média de 3 horas, composta por até 20 pessoas, sendo aberta ao público com idade superior a 13 anos, que poderão se inscrever no próprio local do evento.

• equipe1
  • equipes