Mulheres ganham espaço na Robótica

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2016, 17h52 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h52

Quem disse que a Robótica é terreno apenas dos homens? Quem visita a arena de competição do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais se surpreende com o número de mulheres que participam da competição. É cada vez maior o interesse das meninas pela área, antes território dominado pelos homens. A equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por exemplo, é formada inteiramente por meninas. Elas estão entre os mas de  150 competidores do evento organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

As meninas agora se interessam por temas de alta tecnologia, como a robótica”, comenta a estudante Maiara Silva, membro da equipe Hakuna Matata, do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR), juntamente com as amigas Julia Christina e Eleonora Avello.

O interesse pela robótica fez as jovens mudarem de curso. Até 2015, Maiara e Julia eram alunas do curso Técnico Integrado em Contabilidade. Já Eleonora cursava o Técnico em Informática. Em 2016, para ficar mais próximas da área, as jovens fizeram a opção pela transferência de curso. Hoje, são alunas do curso Técnico Integrado em Mecânica.

Para participar do Desafio,  Maiara, Julia e Eleonora  chegaram a promover atividades para arrecadar recursos para as despesas com passagens, hospedagem e alimentação. “Chegamos num momento em que o recurso não era suficiente para financiar a presença de nós três, mesmo tendo apoio do Instituto. Conversamos com uma professora de Empreendedorismo que nos sugeriu promover atividades. Assim, realizamos palestras cujo sobre Robóticas. Quem ingressava na palestra adquiria um ticket e concorria ao sorteio de brindes. Nossa meta era arrecadar R$ 2300,00 e, no final de uma semana nós arrecadamos R$ 2.700,00”, destaca Maiara Silva.

Maiara afirma, ainda, que o objetivo é usar o dinheiro excedente para financiar a participação de equipes do IFPR na disputa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorrerá em Recife (PE). “Vamos continuar promovendo atividades para arrecadar recursos e vamos destinar todo o montante para a equipe do IFPR que se classificar para a Nacional da OBR, independente de ser ou não a nossa equipe”, afirma.

Na primeira edição do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, as meninas da equipe Hakuna Matata do IFPR vão competir na modalidade ‘Seguidor de Linha’, cuja missão é programar o Robô para que este siga um trajeto demarcado em um circuito com obstáculos.

Financiamento

Líder da equipe, o professor Marlon Oliveira destaca a importância do investimento para a formação e participação de equipes em competições de Educação Profissional. A equipe do IFPR, por exemplo, foi financiada com recursos da Chamada Setec/MEC – CNPqn° 17/2014, que destinou recursos para projetos de pesquisa aplicada, inovação e extensão tecnológica. O financiamento da equipe possibilitou o investimento em compras de equipamentos e o custeio de bolsas aos membros da equipe num total de R$ 45 mil.

• DSC04890
  • DSC04938