IFRO inicia primeiras ações no polo de Educação a Distância do Orgulho do Madeira

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 09h54 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 11h59

Visita e reunião no Orgulho do Madeira 5Um polo de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (EaD/IFRO) está sendo iniciado neste semestre no Bairro Orgulho do Madeira, em Porto Velho (RO). Na sexta-feira, 6 de março, representantes da instituição fizeram visita à escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Francisca de Jesus Gonçalves. Os primeiros cursos a serem ofertados serão de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas áreas de cuidadoras de idosos, cuidadoras infantil e manicure e pedicure, dentro do Projeto Empoderamento da Mulher, com sede na Escola Municipal de Ensino Infantil Judith Holder.

A partir do segundo semestre, outros cursos técnicos deverão ser iniciados atendendo a mais demandas da região. As ofertas ainda estão em estudo, explicam o Diretor de Educação a Distância (DeaD), Adonias Soares, o Pró-Reitor de Ensino (PROEN/IFRO), Edslei Rodrigues, e a Pró-Reitora de Extensão (PROEX/IFRO), Goreth Reis.

Segundo a Secretária Municipal Adjunta de Educação (SEMED), Gláucia Negreiros, a parceria significa a realização de um sonho que remonta a 2018, ano de inauguração da escola e do desejo de implantação de uma instituição diferenciada. “Onde nós traríamos uma cultura de paz, como primeiro equipamento público adentrando essa comunidade e que iríamos unir vários esforços para trazer parcerias para que tivéssemos aqui uma educação de qualidade e essa escola fosse referência para todo o município de Porto Velho. Então, começa-se a realizar esse sonho com uma instituição tão importante como o Instituto Federal de Rondônia”.

Residem nas quatro mil unidades habitacionais do Orgulho do Madeira cerca de 16 mil pessoas. Em colaboração com a SEMED, já atuam Banco do Brasil e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD/Polícia Militar). Ao agradecer a parceria com o IFRO, Gláucia Negreiros diz que a instituição teve sensibilidade em “ouvir a nossa história, entender e conhecer a nossa realidade e já traçar ações tão importantes que vão beneficiar não só nossos alunos, mas os pais e as mães de toda a nossa rede”.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite explica que o objetivo da instituição buscar atuação na Zona Leste de Porto Velho é alcançar outras pessoas que não têm acesso ao Instituto Federal, seja por uma limitação de vagas ou por outras razões. A qualificação, afirma o Reitor, possibilita que haja mudança de realidade para os estudantes, para a comunidade e para o país.

“Por meio das parcerias e da Educação a Distância, dos cursos de Formação Inicial e Continuada, o IFRO oportuniza a mais pessoas o acesso à educação. E é importante destacar que o público desta região, o perfil socioeconômico, é o das pessoas para que os institutos federais foram criados, para fazer inclusão. Hoje, quase 80% dos nossos alunos são pessoas de baixa renda, e a vinda do IFRO para cá ajuda inclusive na redução das demandas de despesa com transporte escolar”, afirma o Reitor.

Também participaram do encontro a Diretora de Políticas Educacionais (SEMED), Juliene Rezende, a Diretora e a Vice-Diretora da EMEF Maria Francisca, Viviane Barreto Guarães Coutinho e Viviane Portela. “Na verdade todos esses cursos que estão vindo trazem muitos benefícios para a nossa comunidade. Nós recebemos diariamente pedidos, é uma comunidade que necessita ter esse amparo educacional às muitas famílias. Sabemos que vai ser sucesso essa parceria com o IFRO, só tem mesmo a somar e alcançar grandes resultados em prol de uma educação de qualidade”, analisa Viviane Barreto.

Mais informações sobre o primeiro projeto que vai iniciar no Orgulho do Madeira e em outras regiões do Estado, clique AQUI.

• Visita_e_reunião_no_Orgulho_do_Madeira_1
  • Visita_e_reunião_no_Orgulho_do_Madeira_3