Servidores do IFRO podem fazer curso “Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais”

Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 11h02 | Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 14h54

Estão abertas, em fluxo contínuo até o dia 30 de junho de 2020, as inscrições para participar do curso “Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais”. A capacitação será ofertada na modalidade EaD, sem tutoria, através do acesso ao https://moodle.ifrs.edu.br/.

A capacitação provém de uma parceria entre o IFRO e o IF Rio Grande do Sul, por meio da articulação da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRO (DGP) e DEAD. O curso é voltado para todo servidor do Instituto Federal de Rondônia e, preferencialmente, aos que ainda estão no estágio probatório. Os servidores interessados deverão solicitar sua inscrição através do link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/view.php?id=1947

O curso possui uma carga horária de 80h. “Nos casos dos cargos técnico-administrativos em educação o certificado do curso poderá ser utilizado para compor a carga horária necessária para fins de progressão por capacitação”, destaca a Diretora de Gestão de Pessoas do IFRO, Débora Gonçalves de Lima.

Dentre os objetivos do curso está o de conhecer os Institutos Federais desenvolvendo habilidades profissionais básicas de maneira a integrar o servidor à missão e os valores dos Institutos Federais, bem como aos processos e rotinas de trabalho. Durante o curso são abordados os seguintes conteúdos: Institutos Federais, Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Extensão, Indissociabilidade, Comunicação e Redação Oficial, Administração Pública, Ética e Cidadania, Legislação de Pessoa, Protocolo, Orçamento, Licitação e Contratos, Saúde do Servidor e Inclusão.

Débora ressalta que “[...] conhecer o ambiente onde trabalhamos, as leis, regimentos que nos orientam, o serviço executado pelos demais setores e nosso papel como servidor público faz com que nosso ofício diário tenha mais sentido e amplia nosso senso de pertencimento. Portanto, oportunizar aos servidores que ingressam no IFRO o conhecimento  inicial sobre a estrutura organizacional e como ocorrem os principais processos é de grande relevância para integrar o servidor à instituição, assim o curso vem atender o projeto estratégico previsto do PDI de ofertar um curso inicial no serviço público. Espero que os servidores aproveitem a oportunidade de crescimento e obtenção de novos conhecimentos”.