IFRO promove capacitação em Eventos, Cerimonial e Protocolo Internacional

Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 12h04 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 12h13

gildaComunicadores do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) estiveram reunidos de 17 a 19/12 no Curso Intensivo de Eventos, Cerimonial e Protocolo Internacional. A capacitação in company foi ministrada pela cerimonialista Gilda Fleury e contou com a participação de servidores dos campi do IFRO e de instituições parceiras.

A formação ocorreu no Auditório da Reitoria, e tratou de assuntos da área de comunicação institucional, com programa direcionado ao Cerimonial Universitário. Nos conteúdos foram abordados temas como normas protocolares (precedência em eventos internos no IFRO, entre autoridades, adequação do Decreto 70.274/72 ao tipo de solenidade), bem como linguagem protocolar escrita e oral, discursos e pronunciamento e formas de tratamento.

Os participantes compreenderam melhor sobre os símbolos (bandeiras Nacional dos Estados, Municípios e do IFRO, e sobre os hinos Nacional, de Organismos Internacionais como a do MERCOSUL, de outro país e de Estados e Municípios). E da implantação da cerimônia, do credenciamento e recepção de autoridades e de convidados, nominatas, sessão de abertura, composição da mesa/palco, ordem de pronunciamento e sessão de encerramento. Mais solenidades como aula magna, palestras, conferências, seminários, congressos, posse e transmissão de cargo do Reitor, entrega de títulos e medalhas, como Doutor Honoris Causa e outros e de normas para recepção de visitas oficiais estrangeiras, abordando hábitos e costumes dos povos.

A Relações Públicas do IFRO, Érica Araújo Jennings Coutinho, explica que a capacitação foi de exterma importância para os participantes. “A palestrante é renomada nacionalmente e nos trouxe ensinamentos e vivências profissionais que enriqueceram o conteúdo programático do curso. Além disso, dúvidas foram esclarecidas e novas discussões foram apresentadas sobre a importância do planejamento e a criatividade de eventos, legislações vigentes, cerimonial privado e público, e principalmente, cerimonial e protocolo em instituições de ensino”, finalizou Érica.

No curso estavam presentes representantes da Controladoria-Geral da União (CGU-Rondônia), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Na opinião de Marina Castro, da UNIR, o curso de Cerimonial e Protocolo foi uma coletânea de informações que muitas vezes o cerimonialista deixa passar sem perceber. “Muitas foram as dicas que vão valorizar o cuidado que devemos ter com as solenidades que expressam a imagem institucional. Atuando efetivamente no Cerimonial da UNIR desde 2017, estamos sempre em busca de melhorar o serviço que desempenhamos e normatizar os procedimentos que antecedem as diversas solenidades com o requinte de uma solenidade que segue o rito acadêmico e protocolar do cerimonial público”.

O aprendizado foi significativo para todas as instituições participantes. Jackelline Carvalho de Mesquita Andrade, da CGU, diz que “as orientações e ensinamentos sobre protocolo e cerimonial agregou conhecimentos que serão usados nos diversos eventos que temos realizado com a sociedade, dos mais informais até os formais”.

A integrante do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP/CGU), Gislaine Souza, complementa que “as normas protocolares e a noção prática em cerimonial demonstram a importância da necessidade de padronização de formas comportamentais em público previamente planejadas conforme exigidas em cada formalidade. Os eventos institucionais promovem uma integração de ideias e aproximação de pessoas reunidas com um único objetivo. Assim, a capacitação contribuiu para adquirir conhecimentos técnicos e enfatizar a importância do rito cerimonial para a imagem e objetivos estratégicos que cada evento terá como finalidade na instituição”.

Capacitação

Além da formação em cerimoninal, fechando a semana, no dia 20/12, comunicadores dos campi Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Jaru participaram de capacitação interna na Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria (ASCOM/IFRO). No Jornalismo, foram repassados temas como o trabalho em conjunto da comunicação, fluxo da comunicação, formas de divulgação, contato com a imprensa e o formulário do pauta e orientações para publicação nas redes sociais. E a Programação Visual tratou das notificações via Aplicativo IFRO Mobile, fluxo de produção de material gráfico, mais a criação, produção e acompanhamento de material institucional. E fez a apresentação de modelos editáveis para redes sociais, murais digitais, convites e outros, e explicou os critérios e formatação de publicação nas redes sociais.

• Entrega_de_Certificados_1
  • Entrega_de_Certificados_10