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Servidores doutorandos do IFRO produzem livro sobre Educação de Jovens e Adultos

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 15h25 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 15h55

Capa do livro A Educação de Jovens e Adultos práticas políticas e desafios 1

A primeira turma de Doutorado Interinstitucional (DINTER/2018) em Educação ofertado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília por intermédio do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que iniciou em março de 2018, produziu o livro denominado “A Educação de Jovens e Adultos: práticas, políticas e desafios”. A obra foi organizada por Cledenice Blackman, José Carlos Miguel e Moisés José Rosa Souza.

O livro resulta da disciplina “Abordagens Metodológicas da Educação de Jovens e Adultos” ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Miguel aos doutorandos (as) do DINTER UNESP x IFRO. O livro é formado por uma coletânea de textos constituída de 12 artigos, produzidos pelos docentes e Taes do IFRO, em sua maioria, tendo a participação de dois alunos moçambicanos, dos professores José Carlos Miguel e Dagoberto Buim Arena da UNESP e da professora Nair Ferreira Gurgel do Amaral da UNIR, que elaborou o prefácio do livro.

Cledenice destaca que a construção bibliográfica nesta área é pioneira, pois traz desde relato de experiência de superação de alunos que foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA na região de Rondônia, até outras abordagens que fazem referência à modalidade EJA na perspectiva da práxis, política e desafio no cenário educacional. “ O livro tem como objetivo demonstrar uma Educação transformadora e apresenta-se como possibilidade de reflexão e de cobrança acerca da necessária e urgente inclusão daqueles que estão à margem do processo educacional. É um livro atual, forte, vivo”, diz a pesquisadora que é Assessora de Bibliotecas no IFRO.

Para a docente Sirley Leite Freitas, que assina dois artigos do livro, o trabalho foi inspirador. “O livro é resultado de um trabalho coletivo que teve como principal idealizador o professor José Carlos Miguel. Fomos incentivados a escrever sobre nossas experiências na EJA. Assim, junto com o professor Moisés José Rosa de Souza e com o professor Dagoberto Buim Arena escrevemos sobre o recente histórico da EJA no IFRO e junto com a professora Andréia dos Santos Oliveira e com o professor José Carlos Miguel escrevemos sobre as implicações da teoria histórico-cultural para o ensino da leitura na EJA”, explica.

A organização da obra ressalta que o material bibliográfico foi organizado em período recorde de cinco meses, durante os meses de maio a setembro de 2019. A primeira tiragem teve um total de 170 exemplares, com distribuição realizada entre os autores e autoras. As bibliotecas dos Campi Ariquemes, Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Vilhena, Colorado receberam exemplares do livro, uma vez que houve o financiamento do IFRO.

Mais informações sobre o livro podem ser adquiridas AQUI.

Sobre os (as) Autores(as)

DAGOBERTO BUIM ARENA
Professor Associado do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília-SP. 

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutora em Linguística pela UNESP de Araraquara/SP e Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP – Campinas/SP.

JOSÉ CARLOS MIGUEL
Professor Associado, Livre-Docente em Educação Matemática pela UNESP. Vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Marília.

MOISÉS JOSÉ ROSA SOUZA
Doutorado em execução pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

SIRLEY LEITE FREITAS
Doutorado em execução pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA 
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia.

MARCELO CAIRES LUZ 
Doutorado em execução pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

MAURO SÉRGIO DEMÍCIO
Doutorado em execução pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

RAIMUNDO JOSÉ DOS SANTOS FILHO
Doutorado em execução pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

MÔNICA DO CARMO APOLINÁRIO DE OLIVEIRA 
Doutorado em execução pelo programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

ELIANE CONCEIÇÃO DE JESUS
Doutorado em execução pelo programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Campus Marília. 

LOURENÇO ALFREDO COVANE
Doutorando em Educação – Unesp – Marília/SP. Integrante do Grupo de Pesquisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Bolsista da CAPES. Docente da Universidade Pedagógica, Moçambique.

MICAELA SÍLVIA SIMÃO FONDO COVANE
Mestranda em Educação – Unesp – Marília/SP. Integrante do Grupo de Pesquisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Docente da escola secundária de Vilankulo/Moçambique. 

DIONEIA FOSCHIANI HELBEL
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Ji-Paraná e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília.

SÔNIA CARLA GRAVENA CANDIDO DA SILVA
Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji-Paraná. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília.

SILVANE MARIA PEREIRA BRANDÃO
Doutoranda em Educação pela Unesp Campus de Marília. 

WALBERMAIER MAGNO BRANDÃO
Acadêmico de Medicina pelo Centro Universitário São Lucas.

SILVANA DE FÁTIMA DOS SANTOS
Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO); Professora na Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes (RO).  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. 

CLEDENICE BLACKMAN
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus Marília, sob a orientação da Profa. Dra. Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo. Mestra em História e Estudos Culturais pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Professora de História na Prefeitura Municipal de Porto Velho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias – GET/IFRO. 

MÁRCIA DE FÁTIMA BARBOSA CORRÊA
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus Marília, sob a orientação da Profa. Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Mestra em Educação Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professora EBTT área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias – GET/IFRO e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social – GEPIS/UNESP. 

NEUSA TERESINHA ROCHA DOS SANTOS
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus Marília, sob a orientação da Profa. Dra. Jáima Pinheiro de Oliveira. Mestra em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Professora EBTT área Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias – GET/IFRO e do Grupo de Pesquisa de Deficiências Físicas e Sensoriais – DefSen/UNESP.

MARCIA MENDES DE LIMA
Doutoranda/Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO Campus Ariquemes; Coordenadora de Área do Programa de Residência Pedagógica – RP/IFRO – Campus Ariquemes.

CLAUDIA APARECIDA PRATES
Doutoranda/Pedagoga do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO Campus Vilhena.

VANESSA MILANI LABADESSA
Doutoranda/Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO Campus Ariquemes;

LUCIANA APARECIDA DE ARAUJO
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FFC Unesp Campus Marília e do curso de Pedagogia da FFC Unesp, Marília Docente e chefe do Departamento de Didática FFC, Marília. Líder do Grupo de Pesquisa GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica).

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