Inscrições prorrogadas para conselheiros do CEPEX/IFRO

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 18h18 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 18h21

Banner CEPEX matO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CEPEX/IFRO) prorrogou o período para registros de candidaturas. Agora os candidatos têm até o dia 20 de outubro para se inscrever. Já a campanha eleitoral deve ocorrer de 25/10 a 03/11/2019.

processo eleitoral objetiva a seleção de um representante titular e de suplentes para os cargos de professor e aluno dos cursos de nível médio, professor e aluno dos cursos de nível superior, técnico administrativo da área pedagógica, Diretor de Ensino, Chefe de Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Chefe de Departamento de Extensão.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, explica ser o CEPEX um espaço destinado a tratar das ações relacionadas às atividades finalísticas da instituição. “É um fórum não apenas consultivo, mas deliberativo. Significa que é o espaço adequado para que o IFRO utilize da sua autonomia didática, pedagógica e curricular para formular políticas tanto de ofertas de curso, como atividades de ensino, pesquisa e extensão que atendam as demandas da sociedade, independente até de posições de governo, mas de proposições de políticas de estado como é a educação”.

Estando ao lado de dois outros órgãos colegiados, o Conselho Superior (CONSUP) e o Colégio de Dirigentes (CODIR), o CEPEX é previsto no Estatuto do IFRO como integrante da administração geral da instituição, tem funções normativas, consultivas e deliberativas sobre matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico-cultural e desportiva.

“É um fórum extremamente importante, apenas se comparado em termos de hierarquia com o Conselho Superior, mas que tem a importância de um fórum técnico para as ações principais da instituição. Por isso, enfatizamos a necessidade de participação plena e efetiva dos servidores para que tenha neste Conselho, para que cada vez mais todas as pautas, demandas e proposições da comunidade acadêmica (alunos e servidores) e também da comunidade sejam amplamente debatidas para que o IFRO fortaleça cada vez mais suas ações, caminhando no sentido de alcançar a missão institucional”, complementa o Reitor.

Como há participação de servidores técnicos, docentes e estudantes no Conselho, há possibilidade dos membros da comunidade escolar elaborarem políticas de ensino, pesquisa e extensão mais próximas da sociedade em que o IFRO está inserido. “Para darmos um exemplo da importância, o CEPEX está na avaliação do Programa Future-se. Quando formos analisar o risco para o funcionamento dos cursos e o pleno funcionamento de todas as áreas do Instituto Federal neste momento, que consideramos necessárias para a formação integral dos nossos alunos, faremos uma discussão de avaliação no CEPEX. Então, nós destacamos a importância desse Conselho para o pleno funcionamento de acordo com a lei”, conclui o Reitor.

Entre as competências do CEPEX, descritas no artigo 13 do Estatuto do IFRO, estão propor diretrizes e contribuir nas normativas para o ensino, a pesquisa e a extensão do IFRO; apreciar propostas de criação, adequação e extinção de cursos, bem como estabelecer formas de acompanhamento e avaliação. E ainda criar câmaras e/ou comissões, permanentes ou temporárias, para estudo de assuntos específicos; apreciar matérias relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão e de interesse da administração do IFRO; definir critérios para concessão de medalhas de mérito estudantil; sugerir nomes para a concessão de títulos de honra; entre outros.

O edital do Processo Seletivo pode ser acessado neste LINK.