IFRO apresenta estúdio de EaD para governo do Estado

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h20 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 11h20

Visita GovernoO reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, recebeu ontem (18) a visita do governador, Confúcio Moura e da secretária estadual de educação, Maria de Fátima Gavioli, no Campus Porto Velho Zona Norte. O intuito do encontro foi apresentar o estúdio de gravação das aulas do projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica e cursos técnicos via Educação a Distância (EaD). A parceria do IFRO com o governo do Estado oferece ensino de qualidade através da tecnologia em concomitância com o ensino profissionalizante. Esse convênio firmado em dezembro de 2015 cria oportunidades para que os alunos ingressem no mercado de trabalho.

O projeto iniciou suas aulas gravadas em fevereiro de 2016 e em abril, as aulas ao vivo. “O IFRO firmou esse convênio porque entende que é papel do Instituto levar a educação, não só a profissional, como toda forma de educação para todas as comunidades”, ressaltou o reitor.

O ensino médio com mediação tecnológica veio para suprir a ausência de ensino de qualidade nas comunidades distantes “com a experiência do IFRO e de outros parceiros é extremamente importante para fazermos uma revolução no Estado de Rondônia e um exemplo pro Brasil”, afirmou o governador.

A educação do ensino médio e concomitante ao ensino profissionalizante é levada aos alunos por meio do sistema de satélite, do Campus Porto Velho Zona Norte, atendendo atualmente a 2.200 alunos, em 93 turmas de 89 escolas da rede estadual. “Não tenho nenhuma dificuldade em assumir a proporcionalidade da importância do IFRO nesse projeto”, declarou a secretária da Seduc.

No momento, o curso ofertado de forma simultânea é o Curso Técnico em Cooperativismo e foi elaborado para atender as demandas das localidades e dos próprios estudantes. “A parceria é fundamental para ampliar a cobertura da oferta de cursos no Estado, pois se caracteriza como papel do instituto, levar educação a todos os municípios. Por meio deste projeto chegamos a locais onde não há uma unidade própria do IFRO”, disse Miguel Fabrício Zamberlan, diretor-geral do campus.