Público poderá participar da programação de robôs

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 15h50 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 13h31

ifro2oO Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, proporcionará ao público do evento a participação em oficinas para a programação de robôs. Para se inscrever os interessados devem procurar os organizadores, no local do evento. As oficinas serão gratuitas e ministradas pelos próprios alunos do IFRO, que já estão em treinamento.

O evento acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho no Porto Velho Shopping, das 10 às 22 horas, com exceção do primeiro dia, em que às 19h30 acontecerá a solenidade de abertura, no Campus Porto Velho Calama. As oficinas terão duração média de 3 horas, composta por até 20 pessoas, sendo aberta ao público com idade superior a 13 anos. “Através das oficinas será disseminado o conhecimento da física, matemática e programação de computador por meio do ensino da robótica educacional, proporcionado o conhecimento através da ciência, tecnologia e informação”, explicou Willians de Paula Pereira, professor de informática e organizador do Desafio.

Os participantes serão instruídos sobre como programar o cérebro do robô para movimentos simples. “Os robôs ficarão prontos e serão apresentados os equipamentos acoplados e como funciona cada um deles: o motor, os sensores e o cérebro do robô”, ressaltou Willian. Ainda segundo ele, não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever. “É bem intuitivo, o conhecimento vai ser colocado através de coisas do cotidiano, a pessoa será orientada o tempo todo”, frisou o organizador.

As oficinas também serão direcionadas para os estudantes do ensino fundamental, dentro da faixa etária permitida “as escolas que tiverem interesse em participar devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, concluiu o professor.