Caravana do Ideas for Milk estará em Porto Velho dia 25 de setembro

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h59 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h00

Embrapa e IFROEvento para alunos de agrárias, exatas e humanas trata de inovação e startups no agronegócio

A Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, já passou por universidades de seis estados em 2019 e chega a Rondônia, dia 25 de setembro. O evento será realizado em Porto Velho, às 19 horas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no Campus Porto Velho Calama, localizado na Avenida Calama, nº 4.985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.  Esta ação conta com apoio da Embrapa Rondônia e IFRO.

Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite estão visitando instituições de ensino superior em todo o país para conversar com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech, termo utilizado para se referir às empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana 4.0 é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite.

Até o final de setembro, serão realizadas mais de 30 caravanas, percorrendo dez estados brasileiros. No dia 25, além de Rondônia, o Ideas for Milk estará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na Universidade Federal de Minas Gerais e no Sebrae Pernambuco.

Além da Caravana 4.0, o Ideas for Milk é formado pelo Desafio de Startup, que chega à sua quarta edição. Até a edição passada, o Desafio era destinado apenas aos empreendedores com projetos de inovação digital. Para este ano, há mais oportunidades. Além da inovação digital, serão aceitas inscrições de startups com inovação em design industrial, produtos lácteos, biotecnologia, nanotecnologia, materiais, insumos, dentre outras soluções com modelos de negócio inovadores.

A final do Desafio de Startups ocorrerá em São Paulo, no Cubo, no dia 22 de novembro. Os finalistas viajam com os custos pagos pelo Ideas for Milk. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento: https://www.ideasformilk.com.br/. Mais informações podem ser obtidas no mesmo site.

Outro evento vinculado ao Ideas for Milk é o Vacathon, uma maratona de programação com uma semana de duração, realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). Participam times de até 20 universidades e cada instituição escala cinco estudantes, de cursos variados, reunindo ciências agrárias, exatas e humanas. Não há inscrição para o Vacathon. Um professor é escolhido como embaixador e fica responsável por organizar o time.

O Ideas for Milk é uma ação da Embrapa Gado de Leite, criada em 2016. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. Segundo levantamento do Agtech Valley, hoje, no Brasil, uma a cada cinco startups do agronegócio estão relacionadas a cadeia do leite.

Esta edição conta com o patrocínio das seguintes empresas: MSD Saúde Animal, Start Química, Nestle e Bayer Saúde Animal.

Informações: Embrapa Rondônia.