Últimos dias para submissão aos editais de incentivo à pesquisa

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 12h38 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 12h38

Docentes e técnicos administrativos têm até o próximo dia 21 de julho para submissão de projetos aos editais abertos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PROPESP/IFRO).

As chamadas fomentam projetos de pesquisa na iniciação científica para o desenvolvimento de pesquisa básica e iniciação tecnológica, possuindo incentivo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os projetos devem ser voltados para o desenvolvimento de pesquisa aplicada, com potencial para registro de propriedade intelectual, tal como patentes, marcas, softwares, desenho industrial e outros.

Os editais de projetos e bolsas de pesquisa são os de número 12/2019 (Bolsas de Iniciação Científica do CNPq), 13/2019 (Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do PIBITI e PIBIC-EM), 14/2019 (Propostas de Projetos de Pesquisa Institucional do IFRO – PIP na Modalidade Iniciação Científica Ensino Médio e Superior) e 15/2019 (Propostas de Pesquisa Institucional do IFRO – Modalidade Iniciação Tecnológica Ensino Médio e Superior).

A previsão é a aprovação de 110 projetos com até 220 bolsas de pesquisa, distribuídas entre Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) nas diferentes modalidades: alunos do ensino técnico, graduação ou pós-graduação.

Podem coordenar projetos de pesquisas os servidores técnico-administrativos ou docentes do IFRO, efetivos ou substitutos, de todas as áreas do conhecimento, sendo que no caso dos editais 12 e 13 é requisito possuir título de doutor. E os candidatos a bolsistas deverão ser alunos regularmente matriculados nos cursos do IFRO.

Acesse os editais:

Edital nº 12/2019 - Seleção de Projetos para os Programas de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (CICLO 2019 - 2020)

Edital nº 13/2019 - Seleção de Projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do PIBITI e PIBIC-EM

Edital n° 14/2019 - Seleção de Propostas de Projetos de Pesquisa Institucional do IFRO – PIP. Modalidade Iniciação Científica Ensino Médio e Superior  – CICLO 2019 - 2020

Edital n° 15/2019 - Seleção de Propostas de Pesquisa Institucional do IFRO – Modalidade Iniciação Tecnológica Ensino Médio e Superior  –  CICLO 2019 - 2020