IFRO lança 26 cursos livres em plataforma digital

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h44 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 15h07

IFRO plataforma MOOC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), disponibiliza por meio da Plataforma Mooc 26 cursos livres, ofertados na modalidade EaD para a população em geral. O acesso aos cursos é aberto, gratuito, sem processo de seleção, sem pré-requisitos para participação e sem limites de participantes.

Para acessar os cursos é necessário realizar cadastro no seguinte link: https://mooc.ifro.edu.br/. Ao finalizar os cursos livres ofertados, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno. “Qualquer pessoa pode participar independente de vínculo institucional com o IFRO”, destaca o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Júnior.

Sobre a plataforma MOOC

MOOC é uma sigla em inglês que significa massive open online course. “É caracterizado por ser um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas de ensino, com o objetivo de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos oferecidos no formato MOOC podem ser ou não certificados e geralmente não exigem pré-requisitos para a sua realização”, reforça Adonias.

A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de TI do IFRO. “O MOOC visa proporcionar à comunidade do IFRO a criação de espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir dessas conexões”, afirma Adonias.

Nestes espaços de aprendizagem, pontua Adonias, o participante pode assistir vídeos, acessar materiais complementares, fazer anotações em um caderno virtual e colaborar interagindo com os demais participantes através dos fóruns. “O mediador pode acompanhar os avanços dos participantes e gerenciar o espaço de aprendizagem”, complementa.

Segundo Adonias, inicialmente a DEaD dará suporte aos estudantes por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. “A comissão instituída pela Portaria 365/REIT/CGAB/IFRO, de 28/02/2019, continuará trabalhando para o aperfeiçoamento e a expansão da ferramenta”, acrescenta.

Os cursos disponíveis são os seguintes:

1) Empreendedorismo 1: Empreender com propósito;

23) UX e UI Design;

24) Desenvolvimento Web PHP;

25) MOOC e novas formas de aprendizagem;

26) Boas práticas em desenvolvimento de software.