PROPESP lança editais de incentivo à pesquisa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou editais relacionados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP). Foram publicadas chamadas que fomentam projetos de pesquisa na iniciação científica para o desenvolvimento de pesquisa básica e iniciação tecnológica. Os projetos são voltados para o desenvolvimento de pesquisa aplicada, com potencial para registro de propriedade intelectual, tal como patentes, marcas, softwares, desenho industrial e outros.
Os editais de projetos e bolsas de pesquisa são os de número 12/2019 (Bolsas de Iniciação Científica do CNPq), 13/2019 (Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do PIBITI e PIBIC-EM), 14/2019 (Propostas de Projetos de Pesquisa Institucional do IFRO – PIP na Modalidade Iniciação Científica Ensino Médio e Superior) e 15/2019 (Propostas de Pesquisa Institucional do IFRO – Modalidade Iniciação Tecnológica Ensino Médio e Superior).
A previsão é a aprovação de 110 projetos com até 220 bolsas de pesquisa, distribuídas entre iniciação científica (IC) e iniciação tecnológica (IT) nas diferentes modalidades: alunos do ensino técnico, graduação ou pós-graduação.
Podem coordenar projetos de pesquisas os servidores técnico-administrativos ou docentes do IFRO, efetivos ou substitutos, de todas as áreas do conhecimento. E os candidatos a bolsistas deverão ser alunos regularmente matriculados nos cursos do IFRO.
Mudança
Conforme o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, até 2018 os editais de IC e IT eram publicados pela PROPESP e pelos Departamentos de Pesquisa dos campi (DEPESPs). “Buscando otimizar os recursos humanos, na busca pela melhoria dos processos, a PROPESP, em decisão conjunta com os DEPESPs, propôs novo fluxo em 2019. Hoje, os editais de IC e IT serão publicados somente pela PROPESP, e após seleção e publicação dos resultados finais, os projetos aprovados serão encaminhados para cada DEPESP, com envio dos recursos para pagamento das taxas de bancada e bolsas”, diz o gestor.
O acompanhamento será feito por cada DEPESP, facilitando o acesso do coordenador e do pesquisador iniciante ao apoio para o cotidiano do pesquisador. “A pesquisa compõe a formação integral do aluno do IFRO, incentivamos o envio de propostas e a execução de projetos”, reafirma Gilmar Alves.
Nos Departamentos de Pesquisa dos campi permanece a política local de publicação de editais com finalidades diferentes, como fomento à publicação, projetos integradores e outras demandas locais. Essas ações contam com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, que é o setor institucional que planeja e acompanha as políticas de pesquisa e inovação, bem como instrui a elaboração e aplicação de projetos de curso de pós-graduação.
Acesse os editais:
Redes Sociais