Grupo de pesquisa do IFRO realizará II Seminário Internacional sobre educação e migração

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 15h15 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 15h39

IFRO II SIEM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologia do IFRO (GET), promoverá nos dias 13 e 14 de junho, a 2ª edição do Seminário Internacional sobre educação e migração. As atividades vão acontecer no Campus Porto Velho Calama e as inscrições para participar como ouvinte estão abertas até o dia 28 de maio de 2019.

Os interessados devem acessar o link https://www.even3.com.br/iisiem2019/ e realizar a inscrição selecionando um dos seis grupos temáticos disponíveis (GT 1: Educação e Fronteira; GT 2: Práticas Pedagógicas e Inclusão; GT 3: Culturas e Linguagens; GT 4: Marcos Legais e Acolhimento de Estudantes Imigrantes; GT 5: Práticas Pedagógicas e Inclusão II; GT 6: Escolas na Amazônia: ribeirinhas, rurais e indígenas) com 45 vagas cada. O evento é voltado a pesquisadores e docentes das áreas dos grupos temáticos ou áreas afins; discentes da pós-graduação das áreas dos grupos temáticos ou áreas afins; discentes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão das áreas dos grupos temáticos ou áreas afins, desde que a inscrição inclua a indicação do professor orientador do trabalho; e professores da educação básica.

O II SIEM tem como objetivo reunir, favorecer e estimular a interação entre gestores, pesquisadores, professores e estudantes de diferentes disciplinas da área de educação, humanidades, ciências sociais, letras e artes envolvidos em pesquisas vinculadas ao tema geral do seminário e consolidar reflexões e práticas pedagógicas inovadoras sobre os entrecruzamentos culturais, éticos e pedagógicos no espaço amazônico a partir das vivências da fronteira, do direito de aprender e das lugaridades culturais de migrantes, indígenas e ribeirinhos.

A segunda edição do SIEM tem como fomento os resultados obtidos na primeira edição do evento, especialmente, no atendimento a demandas propostas na Carta Aberta elaborada pelos participantes do evento.  “O tema do II SIEM ‘Transconhecimento e Metodologias pedagógicas inovadoras no contexto transcultural amazônico’ foi proposto com a finalidade de promover a interação entre diferentes experiências pedagógicas de professores, estudantes, gestores públicos, gestores escolares e pesquisadores que compõem a rede formada durante a realização dos projetos de pesquisa, FIC e extensão que realizamos desde 2014 no Brasil [Porto Velho e Guajará-Mirim], na Bolívia [Guayaramerín], no Haiti [Port-au-Prince] e com pesquisadores sobre Barbados, além de estudantes que participaram da mobilidade estudantil internacional pelo PIPEX/IFRO”, destaca uma das coordenadoras do evento, Rosa Martins Costa Pereira.