Bem-estar: servidores da Reitoria do IFRO participam de ginástica laboral
Servidores da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram na manhã de segunda-feira (29) de uma sessão de ginástica laboral. A atividade foi proposta pela Coordenação de Atenção à Qualidade de Vida (CASQV) e pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e ocorreu no auditório da unidade. As atividades físicas foram comandadas pelo professor de educação física do Campus Porto Velho Calama, Juarez Neves Junior, e envolveram servidores de todos os setores da Reitoria.
Segundo a presidente da CISSP, Ghueisa Ribeiro, a atividade teve o objetivo de manter os funcionários em boas condições físicas e psicológicas com exercícios determinados por profissionais de educação física, de acordo com as funções desenvolvidas durante o trabalho. “A ginástica laboral ajuda a diminuir o índice de afastamento por lesões, combate o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, promovendo mais qualidade de vida, mais disposição e bem-estar”, ressalta.
Ghueisa explica que a equipe Comissão Interna de Saúde do Servidor Público observou que a maioria dos servidores passa a maior parte do tempo sentada ou longos períodos de tempo em uma mesma posição e raramente se levanta para realizar algum tipo de atividade física. “Com isso, há a tendência de desenvolver problemas posturais e de saúde. Diante dessa necessidade, começamos a incentivar os servidores, a partir deste projeto de Ginástica Laboral, a tirar alguns minutos de seu dia para alongar e aliviar a tensão em certas partes do corpo. Além de aumentar a motivação dos profissionais em se movimentar mais durante a sua rotina, também diminui os índices de afastamentos médicos causados por LER (Lesão do Esforço Repetitivo), aumenta a qualidade de vida e também o bem-estar das pessoas que dedicam parte de sua vida ao ambiente de trabalho”, descreve.
Uma das participantes da atividade foi a Pró-Reitora de Administração, Jéssica Cristina Pereira Santos. “Achei muito enriquecedora a realização da atividade, por se tratar de um momento no qual nos desligamos um pouco das nossas atividades para interagir com o nosso colega de trabalho, ao mesmo tempo em que cuidamos da nossa saúde. Através de um breve momento de descontração como esse, conseguimos desestressar e estreitar os laços entre os colegas. Precisamos investir muito mais em atividades como essa”, comenta.
Outro servidor que participou da atividade foi Ícaro Costa. Para ele, a iniciativa foi positiva e atividades como essas deveriam ser mais frequentes. “Não apenas para sairmos um pouco da rotina de trabalho e relaxar, mas também para conhecermos as demais pessoas que trabalham no mesmo ambiente e que muitas vezes não interagimos muito por pertencermos a setores diferentes. Tem várias pessoas na Reitoria que eu só sei o nome e só converso se for para pedir algum tipo de serviço. Precisamos nos entrosar mais como pessoas, não se restringir apenas ao profissional”, diz.
Redes Sociais