IFRO selecionará 50 projetos de Ensino

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 17h32 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 17h53

img mat Editais ENS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) lançou Edital de seleção de 50 Projetos de Ensino, que podem ser propostos por servidores docentes ou técnico-administrativos em educação do IFRO.  A submissão de projetos poderá ser realizada até 31 de março.

Os Projetos de Ensino caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades educativas extracurriculares que tenham por objetivo promover o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e a ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de nível médio e de graduação.

Os projetos de ensino devem contemplar pelo menos uma das seguintes atividades educativas: a) projetos interdisciplinares e/ou integradores; b) cursos de nivelamento; c) aulas de reforço; d) cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e afins; e)  cursos preparatórios para competições acadêmicas; f) ação de assessoramento discente; g)  práticas inovadoras de ensino.

Com este Edital, o Instituto Federal de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Ensino, realizará um investimento de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais) assim distribuídos: a) Até R$1.000,00 (um mil reais) para cada projeto de ensino selecionado, para compra exclusiva de material de consumo não disponível no campus de execução do projeto, totalizando R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a ser custeado com recursos do financiamento da educação; b) R$ 1.600,00 para pagamento de bolsas ao estudante bolsista (com valor mensal de R$200,00 por estudante) durante a vigência de cada projeto, totalizando R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), a ser custeado com recursos da Assistência Estudantil.

A ideia principal, conforme destaca o professor Edslei Rodrigues de Almeida, Pró-reitor de ensino, é investir na melhoria de qualidade dos processos de ensino e aprendizagem no âmbito do IFRO. “É através do incentivo a novos processos, tecnologias e metodologias que o IFRO ofertará educação de qualidade à sociedade rondoniense, impactando, de forma positiva, no desenvolvimento regional e local, levando a instituição a alcançar uma posição de excelência no cenário nacional", ressalta.

A Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFRO, Elizangélica Fernandes da Silva, destaca a importância de incentivar os servidores a adotarem novas práticas pedagógicas, ‘[...] bem como desenvolver inovação em recursos e metodologias para utilização no processo de ensino e aprendizagem, visando também a promoção e interação entre disciplinas, as possibilidades de aprimoramento da qualidade dos cursos, e também a expansão de conhecimentos acadêmicos e humanísticos, por meio da interação entre estudantes e seus pares”.

Acesse o Edital para conferir todas as regras e critérios estabelecidos para esta seleção: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/455-editais/ensino/7455-edital-n-03-2019-selecao-de-projetos-de-ensino