Reuniões entre IFRO e representantes de Rondônia são realizadas

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h56

IFRO Reuniões 1

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, teve reuniões com o Governador do Estado de Rondônia e com o Secretário de Estado da Educação (Seduc). As reuniões tiveram objetivo de apresentação institucional do IFRO, possibilidades de parceria e fortalecimento da educação profissional, tecnológica e científica no Estado.

Na sexta-feira (18), a primeira reunião foi com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Secretário Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu e sua equipe de Assessoria receberam os representantes do IFRO. O ponto principal tratado foi a continuidade da parceria da Mediação Tecnológica que está vigente até fevereiro de 2019, na qual os alunos do ensino médio têm aula via educação a distância (EaD) em 120 diferentes polos de áreas remotas rondonienses. O IFRO ainda apresentou possibilidades de novas parcerias para implantação de um polo de EaD em cada município do Estado, oportunizando o acesso gratuito da população a cursos profissionais (nível médio, graduação e pós-graduação).

Desde 2011 o Instituto Federal de Rondônia e o Governo do Estado discutem a formalização de uma parceria na área da educação a distância, que foi firmada no final de 2015. “Na época a Seduc colocou a carência de algumas áreas para mediação tecnológica, como contrapartida dissemos que temos interesse em atender a todo o Estado. Da nossa parte temos interesse em renovar a parceria e inclusive ampliar”, explicou durante a reunião o professor Uberlando.

Com o novo Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), a reunião também ocorreu na sexta, na Governadoria, no Centro Político-Administrativo do Governo de Rondônia (CPA). Do IFRO também estavam presentes nos dois encontros o Assessor Arijoan Cavalcante dos Santos e o Diretor de Educação a Distância Adonias Soares da Silva Junior.

Após apresentação institucional sobre o IFRO, foram expostas propostas de parcerias que podem ocorrer, por exemplo, no desenvolvimento de ações de pesquisa aplicada, capacitação de servidores em todos os municípios e implantação de polos de educação a distância para atendimento da população no ensino público, gratuito e de qualidade.

Na avaliação do Reitor, ambos os encontros foram positivos. “Pelo menos a impressão de que o Instituto Federal é além do que eles conheciam e a percepção e interesse em parcerias mostradas, como a questão da agricultura. Eu avalio como positiva, especialmente para o IFRO, pois é a oportunidade que consiga cada vez mais se aproximar das redes estaduais de ensino e também para as áreas de atuação dos demais órgãos estaduais e secretarias, um dos objetivos dos Institutos Federais, que de fato não tem como trabalhar sozinho. A parceria com o Estado é fundamental”, disse Uberlando Leite.

Deputados Federais

As pautas de reuniões institucionais estão sendo cumpridas também com os representantes de Rondônia na Câmara dos Deputados. No início da manhã desta segunda-feira (21), o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo (PSL) esteve na Reitoria do IFRO, reunido com o Reitor Uberlando Leite e com os Assessores Carlos Henrique dos Santos e Arijoan Cavalcante.

Em dezembro, dia 19, foi a Deputada Federal Jaqueline Cassol (PP) quem esteve na Reitoria do IFRO. Outras agendas com os demais parlamentares eleitos e reeleitos estão sendo buscadas, visando apresentar o trabalho realizado pelo Instituto Federal e a necessidade de apoio dos congressistas.

“A apresentação que o Reitor me passou fez com que eu tomasse mais conhecimento da necessidade da instituição para atender o público em geral, não só do nosso Estado como do Brasil. Eu já conhecia um pouco, mas agora eu fiquei entendendo melhor algumas questões, o atendimento a algumas áreas técnicas e básicas também que o Brasil tanto precisa e o IFRO está aí atendendo, não o total porque a necessidade é muito grande, mas naquilo que está proposto faz um bom trabalho”, afirmou o Coronel Chrisóstomo.

• IFRO_-_Reuniões_1
  • IFRO_-_Reuniões_10