Engenheiros são preparados para o mundo do trabalho

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h18 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 11h09

LOGO IFProfissionais da Engenharia possuem visão ampla e podem ser bem aproveitados pelo mundo do trabalho

Profissionais com visão projetada para funções de comando, os engenheiros são formados para possuir conhecimento científico, matemático e muita criatividade na solução dos problemas da construção civil, aeroespacial, computação, eletrônica, produtos, serviços até a produção agrícola ou de automação. No IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), além da Engenharia Civil no Campus Porto Velho Calama, também são ofertadas as engenharias de Controle e Automação (Campus Porto Velho Calama), Agronômica (Campi Ariquemes e Colorado do Oeste) e Florestal (Campus Ji-Paraná).

A data foi criada em 1933, com o Decreto de Lei 23.569 publicado em 11 de dezembro e que regulamentou o exercício da profissão de engenheiro, assim como de arquiteto e de agrimensor. Já em 2018, o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista foi alterado via Lei 13.627, de 16/01/18, passando a ser comemorado no dia 15 de dezembro para coincidir com a criação do Conselho (CAU/BR) e com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. No IFRO, o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é ofertado no Cone Sul do Estado, pelo Campus Vilhena.

Na cadeia produtiva da construção civil investimentos privados e obras públicas puxam o mercado. Mesmo o mercado atual não estando tão aquecido para os engenheiros civis, pois passa por um momento que tenta se recuperar juntamente com a economia do país, Luiz Gustavo Veiga de Vargas considera uma boa profissão. “É gratificante, abre outro leque para outras áreas e outros campos de atuação, pela própria estrutura do curso que tem muita lógica, por isso muita gente tende a ir para o mercado de banco ou de investimentos. E outra parte dos formados fica nesta parte da construção”, afirma o engenheiro civil que atua na Reitoria do IFRO.

Adelson Barboza de Souza cursa o segundo período de Engenharia Civil no Campus Porto Velho Calama. Ele, que em 2012 conclui o Técnico em Edificações também no Calama, é um aluno pioneiro nos dois cursos (Edificações e Engenharia) ofertados pelo IFRO. Com a formação recebida na primeira turma de Edificações ele garantiu a vaga no concurso e em 2013 passou a ser servidor no cargo Técnico em Edificações, no IFRO. “Vou completar cinco anos de instituição no dia 16 de dezembro”, explica Adelson.

O objetivo geral do curso ofertado em Porto Velho é a formação de um engenheiro capaz de dominar todas as etapas da cadeia produtiva da construção civil, promover a difusão do conhecimento em engenharia civil, planejar e projetar de forma a atender as necessidades diversas, executar de forma especializada obras de diferentes segmentos, analisar e verificar de acordo com o censo crítico e a capacidade intelectual, problemas na moradia e em diversas obras bem como produzir conhecimentos voltados para solução da cadeia produtiva na construção civil.

“Estou fazendo algo que gosto e a instituição está me proporcionando isso. O curso é muito bom e engrandece minha formação, trazendo um estorno social muito bom, porque as pessoas passam a te ver com outros olhos. No quadro de professores do IFRO há muitos mestres e doutores e que são ótimos. Só tenho a agradecer porque é muito bom o curso”, afirma o acadêmico. Para Adelson, o mercado de trabalho para quem tem o curso é bom. “Às vezes o mercado fica frio, mas depois aquece e fica bom para todo mundo, para empresas, autônomos e para quem atua na área”. Há mais de 25 anos na área ele destaca com orgulho “fui pedreiro, carpinteiro, armador, atuei em todas as áreas que envolvem uma obra. Hoje para ser mestre de obras tem que ter um pouco de conhecimento de cada área e com os anos se busca esse conhecimento”.

A Engenharia Civil do Campus Porto Velho Calama tem duração de cinco anos, 5.507 horas/aula, organizado em dez semestres, incluindo projetos integradores e estágio curricular supervisionado, o que faz da prática no nosso curso, um componente curricular. As aulas são no período vespertino e noturno.

Cursos do IFRO

Os quatro cursos de engenharia ofertados pelo IFRO (de Controle e Automação, Civil, Agronômica e Florestal) tiveram no Processo Seletivo Unificado (PSU 2019/1) uma concorrência aproximada de 13 candidatos por vaga, demonstrando a valorização profissional por esta área profissional. O Instituto Federal de Rondônia ofertou para o primeiro semestre do próximo ano um total de 200 vagas segundo informações da COPEX/IFRO (Comissão Permanente de Exames), alcançando mais de 2,6 mil candidatos inscritos na seleção, que encerrou as inscrições no último dia 6 de dezembro.

O Engenheiro de Controle e Automação e Coordenador do Curso de Eletrotécnica no Campus Porto Velho Calama, Kariston Alves, mostra que há boas expectativas para o ingresso do profissional formado pelo IFRO. “Cada vez mais o mercado de trabalho exige profissionais multidisciplinares, capazes de solucionar problemas dos mais variados tipos e causas”.

Um dos exemplos dados por Kariston está na Engenharia de Controle e Automação ofertada pelo IFRO, que para ele vem “preencher exatamente essa lacuna entre as engenharias tradicionais, pois abrange conceitos e atribuições das engenharias elétrica, mecânica, eletrônica e da computação. Essa integração de conhecimentos é favorável para a região Norte, que necessita de mão de obra especializada em engenharias para garantir o desenvolvimento da região”, conclui o docente.