Comissão de Ética no Uso de Animais visita campi do IFRO
Membros da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) visitaram sete campi da instituição (Colorado do Oeste, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Calama, Zona Norte e Guajará-Mirim) entre os dias 05 e 09 de novembro. A ação teve o objetivo de difundir as funções da Comissão e a sua importância para o meio acadêmico e científico.
Segundo o secretário da CEUA, professor André Menezes, foram visitadas as áreas de vivências dos animais, observando as condições em que os mesmos vivem e como estão sendo realizadas as pesquisas com esses animais. “Em outro momento nos reuníamos com discentes, servidores, coordenadores de cursos e chefe de setores envolvidos com a pesquisa, extensão e ensino, para explicar qual a função e importância que a comissão possui para o IFRO e a pesquisa de forma geral. Durante essas explanações eram esclarecidas dúvidas dos participantes, e em caso de dúvida recorrente deixamos contato para que possamos ajudar”, explicou o docente, que também informou que os Campi de Vilhena e Jaru serão visitados posteriormente.
De acordo com o coordenador da CEUA, professor Túlio Jardim, as visitas tiveram a premissa de “[...] divulgar qual é o papel da CEUA dentro da nossa instituição, desmistificando algumas informações, e destacando qual o papel da comissão com relação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Todas as instituições brasileiras que envolvam pesquisas com animais vivos devem ter o acompanhamento deste tipo de comissão. Então estamos divulgando as normas da CEUA para os servidores, e contamos com eles para que essas informações sejam transmitidas nas salas de aula. Nosso papel é de regularizar e regulamentar as atividades de docência e de pesquisa. A comissão visa dar celeridade e fluidez às atividades de pesquisa que envolvam o uso de animais”.
As reuniões da CEUA ocorrem mensalmente, com um encontro presencial e outro por videoconferência. “Recebemos as propostas de aulas práticas e de pesquisas que envolvem animais vivos, e a comissão avalia e depois dá o parecer, caso infrinja a ética de uso animal a proposta é negada”, explicou Túlio.
Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!
Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/11-NOVEMBRO-2018/30-11-18/ceua
Redes Sociais