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Aula inaugural dá início às primeiras graduações via EaD do IFRO

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h24 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h25

Aula inaugural EaD UAB Capes 1Estudantes dos cursos de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e Licenciatura em Pedagogia tiveram aula inaugural na sexta-feira (19). Em Porto Velho, o encontro presencial foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A oferta dos dois cursos superiores é de responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância (DEAD/IFRO), juntamente com os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). 

A parceria envolve além do IFRO, os Institutos Federais do Maranhão (IFMA), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Ceará (IFCE), do Sul de Minas (IFSuldeMinas), do Mato Grosso (IFMT), do Amapá (IFAP), do Amazonas (IFAM), de Goiás (IFG), do Sul-Rio-Grandense (IFSul), do Rio de Janeiro (IFRJ), de São Paulo (IFSP) e Goiano (IFGoiano). “São 13 Institutos Federais no Brasil que têm a honra de ofertar os cursos. Em Rondônia foram 500 vagas”, explicou o Reitor Substituto, Carlos Henrique dos Santos, trazendo ainda em sua fala a comemoração de outras conquistas institucionais deste ano, como o início do primeiro curso de mestrado da instituição, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

Com estas ações coletivas, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se constitui como promotora do conhecimento e do saber técnico e tecnológico, e também como instância voltada para atender às necessidades educativas da sociedade. Cada um dos cursos da nova oferta da EaD é realizado totalmente a distância, possuindo 20 horas destinadas para encontros presenciais.

“Esses dois cursos vêm marcar história no Instituto Federal de Rondônia. Inicialmente foram ofertadas mil vagas pela CAPES, foram liberadas 500 vagas, 200 para Formação Pedagógica e 300 para Pedagogia. Nesta aula inaugural estão 50 alunos de Porto Velho e esse mesmo evento está acontecendo no Estado todo, considerando que temos seis polos de apoio presencial da UAB/CAPES, nos municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Ji-Paraná, Chupinguaia e Porto Velho. Com isso temos uma prospecção de formação de profissionais, temos perspectiva de mais 500 vagas para o ano que vem”, afirma o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva, sobre o início das aulas após um processo de seleção que atraiu quase seis mil candidatos para as 500 vagas ofertadas.

Até 2017 os institutos federais somente poderiam ofertar cursos técnicos na modalidade EaD, quando foi publicada autorização para a Rede Federal ofertar cursos superiores. Atualmente o IFRO possui cerca de oito mil alunos na EaD, “em 70 localidades e 143 polos de educação a distância, então é o resultado de um esforço de gestão e de uma equipe de profissionais comprometidos com a educação”, afirma Adonias.

Para o Diretor de Ensino do Campus Porto Velho Zona Norte, Samuel dos Santos Junio, os desafios são ampliados para além de um curso presencial, uma vez que o ensino a distancia exige autonomia e independência dos estudantes na formação profissional, especialmente na responsabilidade com a sociedade enquanto profissionais da área docente.

O Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil, Marcel Leite Rios, ainda explicou aos presentes na cerimônia a adesão do IFRO à Universidade Aberta do Brasil, instituição que fomenta a EaD nas instituições públicas. A proposta, disse o professor, é a de ampliar ainda mais os atuais 11 polos UAB/CAPES no Estado. Já o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, analisa que ao estender para novos polos as ofertas formativas do IFRO se cumpre a função de interiorizar a educação em Rondônia por meio da EaD, com a expectativa de abertura de novas vagas para cursos de pós-graduação e de Formação Inicial e Continuada (FIC), por exemplo.

Após a mesa de abertura, as coordenadoras dos cursos Telma Fortes Medeiros (Formação Pedagógica) e Anabela Aparecida Silva Barbosa (Pedagogia) e a Coordenadora-Geral de Polo UAB/Porto Velho, Rosângela Campos Amôedo Teixeira, levaram informações pontuais aos estudantes presentes sobre os procedimentos para início das atividades no ambiente virtual.

Pedagogia

Possuindo características de Cursos em Rede, Pedagogia e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, pressupõem que os diversos campi e instituições ofertantes possuam a mesma estrutura nacional, em uma conjugação que reflete os aspectos macros da Rede Federal e considera as especificidades de cada região. No caso do IFRO, o estado de Rondônia. E, nisso, mantendo as atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão.

O curso de Pedagogia tem como objetivo geral possibilitar a formação superior do profissional docente para o exercício da docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Em suas macro e microestruturas, promoverá a formação com foco nas necessidades da educação profissional e para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como na gestão dos serviços pedagógicos, sem desprezar as demandas da região e da população local.

Aprovada para cursar Pedagogia, Cilene Fontinele, explica que será sua primeira graduação. “Espero obter muito conhecimento, pois para mim está sendo uma oportunidade muito gratificante, porque eu fui inscrita pela minha irmã. É uma expectativa que nem sei como falar, porque nunca pensei que teria uma oportunidade dessa, está muito difícil conseguir as coisas”. Cilene ainda conta que toda a família está vibrando pelo sucesso acadêmico dela, contando com apoio do filho para compreender o funcionamento dos estudos a distância, “já estou preparada, falta só começar”.

Ana Paula Pinheiro também se prepara para iniciar seu primeiro curso de graduação. Considerando ser uma grande oportunidade, que ela aguardava há mais de dez anos, afirma que “vai abrir para mim um leque de oportunidades. Eu me divido entre duas localidades, aqui em Porto Velho e no Distrito de União Bandeirantes, para apoiar o meu esposo. E lá eu vejo a necessidade de ter professores que queiram fazer um trabalho bom com crianças. Sou mãe e vejo que meus filhos sofriam muito com o estudo. Então o curso servirá para eu poder ajudar meus filhos em casa e, também, ter a minha graduação, ter a minha profissão. É algo que almejo há muitos anos e vejo que é uma oportunidade que está se abrindo para mim”.

Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados

O curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados habilita os graduados em Educação Profissional nas suas áreas de serviços da primeira formação. Este curso pretende especialmente atender a Resolução CNE/CEB nº 06/2012 na formação para a docência na Educação Profissional. As 200 vagas foram divididas entre os seis polos: Ariquemes (33 vagas), Buritis (33 vagas), Chupinguaia (33 vagas), Ji-Paraná (33 vagas), Nova Mamoré (33 vagas) e Porto Velho (35 vagas).

Formado em Enfermagem, Eduardo Costa foi aprovado para o Polo Porto Velho. “Eu sou enfermeiro e já leciono para curso técnico. Tenho vocação para a área de educação. Essa complementação, ainda mais sendo feita pelo Instituto Federal, é muito boa. Abre as portas e oportunidades enormes para a gente”, afirma o profissional da área de saúde.

Como a oferta da formação pedagógica atendeu ao ajuste de conduta, em que os professores bacharéis do IFRO poderão adquirir o título de licenciatura, a classificação dos candidatos considerou a experiência em Educação Profissional e Tecnológica vigente e títulos de doutorado, mestrado e pós-graduação. Segundo o Professor de Informática do Campus Porto Velho Calama, Cledenilson Souza Martins, enquanto docente de área técnica ele sentia necessidade de aprendizado em questões pedagógicas. “Eu busco sempre estar fazendo um aperfeiçoamento para me aprimorar. Na nossa formação vimos mais com embasamento técnico, mais com a teoria para trabalhar, não tivemos dentro da graduação nenhuma disciplina de como trabalhar com aluno, de avaliar esse tipo de relação”.  

O servidor técnico-administrativo do Campus Porto Velho Zona Norte, Paulo Elias, tem como área de formação inicial Ciências Contábeis e Gestão Pública: “a expectativa é futuramente o currículo estar preparado para dar aula. E, enquanto servidor, tudo que é voltado para a educação nos complementa”.

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