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15 de outubro é Dia dos Professores

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 20h34 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 09h18

Dia do Professor IFRO 2018

Com um quadro composto por 616 professores efetivos e substitutos, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) tem muito a reconhecer no trabalho de seus profissionais. Ofertando educação profissional e tecnológica, com ensino que vai do ensino médio à pós-graduação, a instituição tem trabalhado no incentivo à capacitação permanente e também na busca por melhores condições de atuação dos profissionais em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos orgulhos da instituição se relaciona à titulação dos docentes efetivos, que conta atualmente com Graduados (27), Pós-Graduados (175), Mestres (339) e Doutores (75).

Entre os 15 mil estudantes do IFRO, uma parcela está matriculada em um dos sete cursos de licenciatura ofertados nos campi Porto Velho Calama, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes e Colorado do Oeste. Esta modalidade de ensino e os programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional, estão previstos na Lei de criação dos Institutos Federais, a 11.892/2008.

“Nós temos essa característica de formar professores licenciados e também os nossos cursos formam bacharéis que podem ser professores. Um agrônomo formado em Colorado do Oeste ou Ariquemes, por exemplo, pode dar aulas posteriormente. Temos muitos ex-alunos que atualmente são docentes. Esses egressos fizeram conosco cursos de licenciatura ou de bacharelado”, afirma o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza.

Com 23 anos de serviços prestados à educação federal, o professor e Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, destaca o papel social dos docentes. “O professor é a profissão mais sublime que nós temos, porque em todas as outras profissões os alunos passam primeiro por professores para só então conquistar uma certificação específica. Formamos muitos técnicos de nível médio e hoje por onde nós andamos em todo o Estado encontramos nossos egressos, todos eles trabalhando e contribuindo muito para o desenvolvimento de Rondônia. Quando vemos que nossos alunos alcançaram seus objetivos sentimos que o dever foi cumprido”, conclui o docente.

Na perspectiva da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a partir da Vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022) as políticas de capacitação e qualificação dos servidores ganharam um status de ação estruturante para a implementação da estratégia de desenvolvimento institucional. “O PDI 2018-2022 traz como um objetivo específico para consolidar a capacitação e qualificação dos nossos servidores com foco nos resultados institucionais, este objetivo avalia desde as atualizações pedagógicas até o aumento da quantidade de servidores cursando mestrado e doutorado”, avalia o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Substituto, Leonardo Sousa Araújo.

Desta forma, a base de toda estratégia do PDI 2018-2022 foi em torno das pessoas. “É necessário ter pessoas capacitadas e qualificadas para melhorar processos internos, ampliar as nossas ofertas de cursos, pesquisas, projetos de extensão e inovação tecnológica. A nossa missão institucional é promover educação profissional que transforma a realidade do aluno e da sociedade e a partir das pessoas capacitadas e qualificadas teremos condições de formar alunos preparados para intervir na realidade social e capazes de contribuir significativamente para o desenvolvimento regional com sustentabilidade”, diz Leonardo.

No IFRO há a busca pela integração do ensino/pesquisa/extensão não só no ensino superior. “A docência no IFRO vai muito além do ensino em sala de aula, pois prezamos pela indissociabilidade do ensino com a pesquisa e a extensão. E esse tripé apresenta um importante espaço de formação e aproximação do Instituto com a sociedade. Para ser professor, não basta seguir roteiros previstos, é preciso quebrar paradigmas e renovar as velhas práticas. Por meio de projetos e ações de extensão, o professor tem a oportunidade de conquistar espaços e transformar vidas”, diz a Pró-Reitora de Extensão de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis.

 

Capacitação

Valorizar e reconhecer a função do professor na sociedade também está dentro das políticas institucionais que o Instituto Federal tem desenvolvido, com a contratação e investimento na qualificação dos professores nas mais diversas áreas do conhecimento. “Hoje são 616 docentes, que ministram aulas em mais de 70 cursos nos nossos nove campi de ensino presencial e 150 Polos de Educação a Distância, responsáveis pela formação de milhares de alunos, no ensino técnico profissionalizante, ensino superior e na pós-graduação. São formados pelo IFRO, profissionais de excelência, com competências e habilidades, que fazem a diferença na região, todos passam pelas mãos e trabalho de qualidade dos nossos professores”, avalia o Pró-Reitor da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior.

Para o quadro de professores da instituição, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/IFRO), juntamente com a Diretoria de Ensino A Distância, está organizando ainda para 2018 as capacitações “Como Ofertar Cursos EaD de Forma Institucionalizada e Ferramentas para EAD” e “Práticas Pedagógicas para Oferta de Cursos EaD”, ambas tem como público os docentes do IFRO. “Este ano, no Viva Melhor que acontecerá em Porto Velho, evento de qualidade de vida no trabalho, teremos diversas atividades. Dentre elas, para o público de docentes teremos atividades de Saúde Vocal para promoção dos cuidados da voz, instrumento de trabalho”, explica a servidora da DGP, Cris Daiane Serra. Já para novos profissionais, prossegue aberto até 09 de novembro o concurso para dez vagas no cargo de Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em nove diferentes áreas (Artes, Engenharia Química, Filosofia, Informática, Letras/Inglês, Medicina Veterinária, Pedagogia, Sociologia e duas vagas para Geografia).

Na área de produção científica, entre os anos de 2009 e 2014, foram desenvolvidos mais de 700 projetos de pesquisa, coordenadores por professores e suas equipes, com orientação de alunos. Número que foi acrescido de mais 600 projetos de pesquisa nos últimos três anos. Os resultados científicos produzidos chegam ao público interno e externo por meio da publicação de artigos, bem como por meio do pedido de registro de 85 patentes e softwares. “É um grande potencial de geração de conhecimento para melhoria das atividades econômicas e qualidade de vida das pessoas do nosso Estado. O professor-pesquisador é um grande resolvedor de problemas”, acrescenta Gilmar Alves.

O Pró-Reitor da Pesquisa finaliza: “o IFRO entende que a valorização passa pelo investimento na qualificação, entre 2015 e 2018, houve um aumento de 120% no quadro de docentes mestres e 250% de doutores, o que nos possibilitou a verticalizar o ensino, levando novos cursos superiores ao interior do estado, a interiorização é a marca forte do Instituto Federal”.

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