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IFRO participa de Feira Científica em Porto Velho (RO)

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 19h44 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 20h04

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Alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram, entre os dias 29 e 31 de agosto, da Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) que aconteceu na capital Porto Velho (RO). O evento, promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, teve o objetivo de popularizar e incentivar a ciência em Rondônia, através da motivação de intercâmbio entre alunos e pesquisadores, professores e orientadores e de toda a sociedade. Participaram estudantes do ensino fundamental e do ensino médio (integrado e profissional) das redes estadual, federal e privada.

Uma das participações do IFRO no evento foi a realização da Competição Robótica promovida pelo GPMecatrônica do Campus Porto Velho Calama. Segundo o coordenador da atividade, Professor Rafael Pitwak, 30 equipes foram cadastradas, num total de 120 participantes, para participar de provas de resgate, sumô e sumô todos contra todos. “Essa competição está sendo um aquecimento para a OBR [Olimpíada Brasileira de Robótica] que vamos organizar já para o mês que vem, nos dias 28, 29 e 30 de setembro”, informou o professor, ressaltando ainda: “Os benefícios de participar em eventos como este é de disseminar conhecimentos. Hoje nós temos muitos alunos do grupo de pesquisa que estão trabalhando como professores nas escolas particulares, então esses eventos acabam abrindo uma oportunidade de mercado para os nossos alunos trabalharem e ao mesmo tempo proporciona para a sociedade um conhecimento científico e tecnológico”. Ferocit IFRO 31

Além da competição de robótica conduzida pelo IFRO, os alunos do Campus Porto Velho Calama realizaram a exposição de banners de projetos e também demonstraram de forma prática como funcionam seus objetos de pesquisa, como é o caso dos alunos Caliel Ritse, Diogo Silva, Janderson Ferreira e Jackson Emanuel, do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica. Os jovens mostraram na feira o projeto da prótese robótica de auxílio à Libras (P.R.A.L). “A nossa ideia é apresentar uma prótese de baixo custo que serve tanto com a função de uma prótese, como também como um kit didático de auxílio à Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil e que é pouco ensinada nas escolas. Nossa ideia era desenvolver ela com baixo custo usando impressão 3D e motores de baixo custo. Para a comunicação da prótese nós utilizamos o Bluetooth por ser comunicação sem fio, o que facilitaria a vida do usuário”, explicou Caliel.

O aluno Janderson também elencou outras possíveis aplicações da prótese robótica. “No início nós pensávamos que a aplicação desse projeto poderia ser só para a Libras mesmo, mas no decorrer da pesquisa pensamos: ‘Por que não usar esse projeto para controle residencial para a luva interagir com a casa? Com um gesto eu desligo uma televisão com outro gesto eu aumento a temperatura do ambiente, com outro eu apago uma lâmpada, dentro outras utilidades”, comentou.

Ferocit IFRO 14Caliel destacou ainda que a Feira e outros eventos científicos e tecnológicos “[...] são formas de mostrar a capacidade que a gente tem, de mostrar que estas tecnologias que parecem estar tão distantes nós, mas que já estamos estudando e desenvolvendo no ensino médio”.

Banners

Um dos estudantes que apresentou o projeto desenvolvido no IFRO foi Luis Filipe de Castro Sampaio, do Curso Técnico em Informática do Campus Porto Velho Calama. Luis e outros colegas desenvolvem o “Objeto de Estudo de Letramento (OEL)”, constituído por um aplicativo e um sistema WEB que visa facilitar o ensino e a aprendizagem no processo de alfabetização. “Seria respectivamente para o uso do aluno e do professor. O aplicativo é composto por imagens associadas a palavras-chave que visam fazer com que o aluno aprenda o alfabeto associando a objetos e coisas do seu cotidiano. Todas as atividades do aplicativo são rastreadas pelo sistema e esses dados ficam disponíveis para uso do professor via sistema web para que ele possa acompanhar a aula de longe”, explicou Luis, acrescentando que a oportunidade de apresentar o trabalho para o público externo foi “[...] bem legal porque eu consigo compartilhar meu trabalho, assim com também assistir outras comunicações científicas semelhantes a minha”.Ferocit IFRO 4

Outro banner de projeto apresentado na Feira foi o dos estudantes Rafael Alves de Oliveira e Emílio Gabriel Freire dos Santos, que cursam o técnico em Edificações. Segundo os alunos, o projeto realizado no laboratório de resistência dos materiais do Campus Calama, sob a orientação da Professora Valéria Costa de Oliveira, e apresentado na Ferocit, foi baseado na fabricação de blocos e pavers a partir de resíduos da construção civil. “A justificativa para a pesquisa foi a alta interferência da área supracitada no que diz respeito à geração resíduos e ao consumo de recursos naturais. Diante disso, buscamos produzir materiais que utilizassem elementos alternativos, como a areia de britagem e a proveniente de resíduos construtivos, a fim de ampliar os conhecimentos acerca da forma como esses materiais se comportam e sua variação em relação aos diversos tipos de dosagem”, comentou Rafael.  

Palestras

Durante a manhã de sexta-feira (31) foi a vez dos alunos e professores do IFRO compartilharem experiências de pesquisas realizadas pela instituição. Dentre as palestras estava a do Professor Antonio dos Santos Junior, que falou sobre as perspectivas para a educação do século XXI – trabalhando as habilidades necessárias para o estudante do século XXI e a sua experiência no Curso de Formação da Finlândia, em 2016. O docente também apresentou as ações que vem desenvolvendo em cursos do IFRO, junto a outros professores, utilizando metodologias ativas centradas no aluno.

Já a egressa e Técnica em Eletrotécnica da Empresa Energins, Israélen Thamara Oliveira, apresentou a palestra “Jovens empreendedores: transformando ideias em negócios”. A profissional falou sobre os desafios de empreender, as dificuldades que teve após o término do ensino profissionalizante e em como a Rede de Incubadoras de Empresas tem auxiliado a preencher essas lacunas. Outro tópico frisado durante sua fala foi a importância dos professores presentes motivarem seus alunos a por em prática suas ideias e incentivar o empreendedorismo.

O discente do Curso Técnico em Informática, Thony Padilha, compartilhou informações sobre a importância do Protagonismo Juvenil e o Projeto Jovem Transformador que é desenvolvido através do Campus Porto Velho Calama.

Ferocit IFRO 16O Professor Carlos Augusto Bauer Aquino palestrou sobre “Amazônia em foco: estudo de gases na atmosfera”, um projeto realizado desde 2016 que objetiva identificar gases do efeito estufa na atmosfera. “Em função deste projeto surgiram outros, e um deles fala sobre o funcionamento do equipamento utilizado, do nosso espectrômetro, abordando conceitos físicos, suas aplicações, e em função desse trabalho surgiu a oportunidade de lançarmos um edital no campus com a proposta de construirmos um equipamento semelhante ao que a gente tem. A tecnologia é um pouco mais simples, mas ele vai conseguir dar um apoio, um auxílio pedagógico para professores e alunos que queiram entender o funcionamento do caminho da luz dentro de um ambiente que tenha prismas, que tenha espelhos, e aplicar conceitos da física junto à química, que vão ajudar a identificar elementos químicos em gases, na atmosfera livre. Enfim, a ideia é essa, fazer um equipamento prático, pedagógico para o estudo destes conceitos físicos”, explicou para a equipe de reportagem do IFRO.

Uma das acadêmicas participantes do projeto é Juliana Araújo Flores, que cursa Engenharia de Automação e Controle. Ela disse que fazer parte de uma pesquisa desenvolvida pelo campus abre novas perspectivas na vida acadêmica. “Para mim foi um fator a mais para eu continuar motivada no curso, porque não foi de primeira o curso que eu queria fazer, mas percebi que tem um mundo inteiro de pesquisas para mim, e esse projeto vai abrir portas para outros que eu espero que propulsionem o desenvolvimento científico em Rondônia e já estou pensando que este projeto vai me auxiliar no meu TCC”, disse.

Resultados da Competição de Robótica:

 RESGATE

1. Serial Team (Classe A)
2. Scorpions (Maple Bear)
3. Ubuntu 1.0 (Classe A)

SUMÔ

1. Walkers (Barão do Solimões)
2. Matrix (Barão do Solimões)
3. Calama Chevaliers (IFRO Calama)

SUMÔ TODOS CONTRA TODOS

1. Matrix (Barão do Solimões)
2. Walkers (Barão do Solimões)
3. MH2 (Barão do Solimões)

Confira mais imagens do evento:

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