IFRO integra grupo de trabalho nacional para oferta de especialização

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 11h59 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 11h59

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) planeja a oferta de novos cursos superiores, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e a Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES). A previsão para o segundo semestre de 2019 é que o IFRO oferte o Curso de Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade educação a distância (EaD). Atualmente, o IFRO está com inscrições abertas para dois cursos na área pedagógica (Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia e de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados), abertas até 31 de agosto.

A ação é resultado da política de fortalecimento da educação a distância em todas as unidades do IFRO. Convidado pela SETEC, o Instituto Federal de Rondônia integrou o Grupo de Trabalho estabelecido por meio da Portaria nº 26, de 15 de junho de 2018/SETEC/MEC, constituído também pelos institutos federais de Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Brasília, Sul-rio-grandense e Paraíba (IFS, IFCE, IFES, IFRJ, IFGO, IFPE, IFB, IFSul e IFPB).

Por meio desse GT é que está sendo planejada a oferta nacional, contemplando os requisitos do desenho institucional e pedagógico do curso. O PPC (Projeto Pedagógico de Curso) está em fase de finalização pela comissão, e logo após seguirá para tramitação nas instâncias superiores do IFRO. O Curso de Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica deverá ter carga horária de 390 horas, seguindo os termos estabelecidos no Edital CAPES nº 05/2018. Para Rondônia, a expectativa é de que sejam 400 vagas, destinada aos campi Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Cacoal, Colorado, Vilhena, Jaru e Guajará-Mirim.

O público alvo deve ser formado por docentes em exercício na profissão, aprovados em concurso público ou processo seletivo simplificado, graduados em curso de nível superior, não licenciados, nas diversas áreas do conhecimento que possuam, preferencialmente, vínculo empregatício na rede pública de educação profissional.

Com a oferta da nova pós, objetiva-se formar e aperfeiçoar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, nas esferas da docência: da intervenção didático-pedagógica, no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica, pesquisa aplicada e na gestão de processos educativos, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos pedagógicos, explica o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior.