Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conect reúne mais de 100 servidores de setores meio em Porto Velho

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 19h32 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 08h02

Conect 10

Mais de cem participantes estiveram envolvidos no III Conect (Congresso de Estratégia, Tecnologia e Comunicação) do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O evento ocorreu de 20 a 23 de agosto, no Campus Porto Velho Zona Norte. Realizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Diretoria de Planejamento e Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação), o evento contou com a parceria da Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). Voltado a promover a cultura do planejamento institucional e setorial, o Congresso amplia a aproximação entre as principais lideranças atuantes na Reitoria e nos campi do Instituto Federal de Rondônia.

Foram quatro dias de palestras, reuniões setoriais, cursos e encaminhamentos para as áreas de comunicação, planejamento, administração, tecnologia da informação e gabinetes.

Na mesa de abertura, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, fez as boas-vindas demonstrando que a reunião entre setores estratégicos é uma continuidade do que foi a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, na qual “o desafio permanece quando olhamos para o que fazemos no dia a dia, e podemos identificar o que fizemos ao longo do ano um pequeno trabalho do que ainda temos que executar para garantir o trabalho, porque todos os assuntos que tratamos, tinham um objetivo, que é nortear as ações da instituição”.

Para a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola de Assumpção, o principal objetivo desta edição do Conect foi criar a identidade do planejamento. “No ano passado o ponto forte foi justamente a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional que é o nosso plano máximo para o planejamento, e agora estamos justamente no primeiro ano de avaliação da realização desse planejamento”. Entre as perspectivas de gestão a partir da participação no Conect 2018, a Professora do Campus Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, avaliou que “somos uma organização muito grande, trabalhamos com muitas pessoas, e a comunicação é imprescindível em qualquer órgão público”, afirmou dizendo que o evento sempre ocorreu com intuito de contribuir com os gestores.

Desafios da Rede

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite, que também compôs a mesa de abertura do Conect, explicou que o Conect foi um evento pensado para reunir todas as áreas meio do IFRO, com contribuições de participantes externos. “Os setores dos campi e reitoria discutem a metodologia, ou seja, como o IFRO está trabalhando, os nossos documentos, a parte da comunicação que é o ponto chave da instituição, para a comunidade saber quem é o IFRO de verdade, o que fazemos, e defender a instituição para que possa se fortalecer, se ampliar e se consolidar”, afirmou mostrando que o Instituto já tem ações e qualidade significativas, e que precisam tornar-se ainda mais próximas dos públicos interno e externo.

O reitor ainda lembrou a integração das ações institucionais à recente elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que possui vigência de 2018-2022. “Na área de tecnologia, que sistemas e ferramentas desenvolver para desenvolvimento do ensino e da pesquisa e na gestão, e o que é preciso melhorar o nosso fluxo, nossa logística e processos internos? Fechando com a parte da estratégia, como vamos trabalhar com tudo isso, após termos discutido o planejamento estratégico para os próximos cinco anos?”.

Na terça, dia 21, o reitor falou sobre Desafios e Propostas para a Gestão 2019/2022 do IFRO. Tratando de uma visão geral da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que está completando dez anos de criação, chegando a 644 unidades, localizadas em 568 municípios brasileiros, e mais de um milhão de matrículas efetivadas em 2017. Na região Norte, são 72 unidades ligadas a sete diferentes Institutos Federais, sendo o IFRO o quarto em número de campi e o terceiro em matrícula. Em Rondônia são nove campi implantados, 143 pólos de educação a distância e mais de 19,5 mil matrículas no ano de 2017, possuindo a previsão de passar a contar em breve com um campus avançado em São Miguel do Guaporé.

Visando superar enfrentamentos na área de educação, assim como de retenção e evasão escolar, com o acesso e permanência de todos os públicos, especialmente os definidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados, e no IFRO é um público superior a 80% dos estudantes, e que precisam de políticas específicas para atendimento, levando em consideração que o orçamento atual continua em patamar inferior ao de 2014.

Palestra de Abertura

Fábio Zirmmermann, Diretor de Desenvolvimento e Inovação da Consultoria Steinbeis-Sibe-Brasil, abordou um viés do tema Liderança e Resultados enquanto fator mais emocional do que técnico. “Uma capacidade de acomodar determinadas percepções do grupo e do próprio líder em prol desses resultados. Trabalhamos como as pessoas se reúnem, como os líderes são formados nesses grupos e como a liderança é capaz de angariar pessoas em função de suas metas e objetivos. Num recorte de organização pública, a partir do momento que temos um ambiente em que algumas variáveis são dadas, tem um Estado que provê serviços e os servidores estão ali para corroborar com esse processo, a liderança passa a conectar as pessoas em algo que as traz até aqui. Às vezes, por algum benefício, mas alguns pela motivação que elas trazem internamente em torno do ensino e da educação quando falamos em Instituto Federal”, esclareceu.

Segundo o palestrante, há um sentido natural e histórico nos grupos de que juntos têm mais capacidade de sobrevivência, sendo que os líderes possuem capacidade motivacional, de buscar o melhor das pessoas e as fazer se sentirem mais seguras, uma vez que pessoas inspiradas podem fazem a diferença. “Duas características principais, a da liderança enquanto capacidade de uma pessoa que conduz pessoas para objetivos e desafios do qual resultado é o foco final e também liderança como um meio que a gente garanta uma inspiração e segurança para as pessoas”, ressaltou.

Tecnologia da Informação

A tarde do dia 21 de agosto (terça-feira) foi aberta com a palestra sobre Governança de TI: desafios para implantação, realizada pela representante do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Nubiana de Lima Irmão Pedruzzi. “Percebemos que a implantação de governança de TI é um grande desafio para grande parte dos órgãos públicos do Brasil. Através de um estudo que realizamos, identificamos que as instituições necessitam de muitos recursos para conseguir alcançar realmente as boas práticas de Governança de TI, que é a busca da transparência, da efetividade, a gestão de risco, a gestão de projetos, o controle dos projetos que são executados”, comentou durante a palestra.

O Conect também contou com reuniões com todos os coordenadores de tecnologia de informação dos campi. Segundo o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza, “para impulsionarmos estrategicamente o nosso instituto, é necessário cada vez mais inovarmos a forma de nos conectar. Prover mecanismos para isso é o desafio vivenciado diariamente por nós, profissionais de TI. Estamos conectados a todos os setores e entendemos a importância de tornar cada vez mais a tecnologia ubíqua na forma de nos comunicar. Eventos como este, são fundamentais para que superemos estes desafios”.

O Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação no Campus Vilhena, Marcos Adriel Sampaio Rost, ressaltou que o “Conect proporcionou para nós coordenadores de TI primeiramente conhecer como está a parte estratégica da gestão como um todo e, posteriormente, no momento das reuniões setoriais, a troca de experiência foi o ponto chave. Ao mesmo tempo que as escolhas dos palestrantes que vieram participar do momento setorial foram muito bem feitas, contribuiu para abrir nossa visão para situações que não nos atentávamos em alguns casos e a compreender até mesmo melhor nossa infraestrutura, principalmente, por essa participação dos convidados”.

Integração com novos setores

Este ano o Conect foi ampliado a partir da adesão da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Gabinete e Pró-Reitoria de Administração. “Conseguimos a participação da equipe de administração, sabemos que não adianta planejar e não executar de acordo com o planejamento, então estamos tendo a integração da equipe da PROAD e dos diretores de planejamento e administração, para conseguir essa atuação mais forte de execução do planejamento, que é a fase que estamos agora de execução do PDI, bem como a participação dos chefes de gabinete, que também são pessoas estratégicas na gestão e que precisam estar integrados para a engrenagem funcionar ainda melhor”, afirmou Maria Fabíola.

A Chefe de Gabinete da Reitoria, Ariadny Medeiros Ferreira, ressaltou que a participação no Conect foi um momento único para discutir diversas demandas com os chefes gabinetes, para garantir uma melhor comunicação, execução da estratégia e uso de tecnologia no desenvolvimento das demandas cotidianas. “Este foi o primeiro encontro dos gabinetes e o objetivo foi alinhar a estratégia, discutir processos e padronizar as ações e formas de agir. Tantos os servidores quantos os alunos e público devem sentir que o IFRO e um só, independente da unidade. Esta uniformidade garante melhor agilidade dos processos, uma melhor análise. No dia a dia a demanda é sempre muito grande e nem sempre paramos para refletir, pensar em como podemos melhorar aquilo fazemos diariamente e o Conect nos proporcionou essa análise e discussão”, reforçou.

Para a Chefe de Gabinete do Campus Jaru, Andreia Correia de Souza, a reunião setorial, possibilitou a troca de experiências e discutiu “[...] a padronização da documentação, de todos os gabinetes falarem a mesma língua. Percebemos que, mesmo sendo uma única instituição, cada gabinete trabalha de uma forma diferente. Considero que todos vão levar muitas experiências e aprendizados a partir do Conect”.  

Conforme a Pró-Reitora de Administração, Jéssica Cristina Pereira Santos, a cultura do planejamento no âmbito do IFRO foi intensificada após a conclusão do novo PDI. “A partir do momento que a PROAD entra no evento, deixamos claro que a instituição superou a fase do ‘fazejamento’, em que na maioria das vezes estamos na correria diária, com demandas para executar o orçamento e muitas das vezes o planejamento fica relegado para segundo plano. Nossa participação vem alinhar às ações planejadas com aquilo que é executado, pensando a longo prazo no ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Durante o evento, Diretores de Planejamento e de Administração dos campi, bem como os Diretores-Gerias participaram de reuniões setoriais. Uma das participantes foi a administradora do Campus Porto Velho Calama, Eliane Regina Santos. “Discutimos os principais pontos que envolvem a execução orçamentária financeira e a manutenção das instituições em funcionamento. O encontro foi importante, pois ele possibilitou a todas as unidades discutirem, trazerem suas realidades, trocarem experiências, que é o mais importante, porque todas buscam o mesmo fim, que são atividades que tragam benefícios para a sociedade, cumprindo desta forma nossa missão que está instituída. As palestras que vimos no Conect nos possibilitaram fazer links com o que estávamos discutindo nas reuniões setoriais”, explicou.  

Encerramento

No último dia de evento, a representante da Setec/MEC, Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal (CGDP), Silvilene Souza da Silva, apresentou palestra sobre as Políticas de Dimensionamento, Orçamento e Contratação de Pessoal no âmbito da Rede Federal EPT. “O modelo de dimensionamento de cargos e funções oportuniza ter mais transparência, tanto por parte do Ministério da Educação, quanto das instituições, da distribuição de cargos, não tem mais aquela questão de porque a instituição é A ou B, ou porque tem uma influência. Foi a maneira mais equânime que o MEC encontrou para dimensionar essa força. Até porque a expansão da Rede trouxe um aumento muito volumoso de novas contratações, novos profissionais, então, como dimensionar essas novas unidades? Carecia disso”, questionou.

Atualmente são quase 80 mil servidores no Quadro de Referência do Técnico-Administrativo em Educação (QRTAE) e no Banco de Professor Equivalente (BPEq). Para completar, Silvilene afirmou que o modelo de dimensionamento do MEC “oportuniza o melhor planejamento em cada instituição, porque ela sabe até onde pode chegar, o que facilita se planejar em suas futuras contratações, e até mesmo as atuações desses professores, o que priorizar. Apesar do modelo não trazer critérios de alteração de tipologia, isso não quer dizer que ela não pode crescer mais, porque a portaria prevê o incremento de cargos”.

Em avaliação ao evento, o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Sousa Araújo, disse que o congresso promoveu o diálogo entre gestores e os articuladores de planejamento sobre as necessidades de cada uma das unidades, sobre os problemas enfrentados e a construção coletiva de soluções inovadoras, bem como a implementação dos desafios contidos no PDI 2018/2022. “Cada vez mais temos uma cobrança maior com relação aos resultados institucionais. A sociedade cobra serviços públicos de qualidade e para podermos atingir isso é necessário que haja uma governança bem articulada, focada nos resultados institucionais para podermos entender as situações-problema, regulamentar como fazer da melhor forma possível para apresentar produtos de qualidade para a sociedade. Nesse contexto, a governança é essencial para o sucesso da organização. Então precisamos nos conectar, devemos comunicar nossas ações e também precisamos interagir através da tecnologia para conseguirmos atingir esses resultados institucionais da melhor maneira possível”, concluiu.

  • Conect_IFRO__1
  • Conect_IFRO__10
  • Conect_IFRO__11
  • Conect_IFRO__12
  • Conect_IFRO__13
  • Conect_IFRO__14
  • Conect_IFRO__15
  • Conect_IFRO__17
  • Conect_IFRO__18
  • Conect_IFRO__2
  • Conect_IFRO__3
  • Conect_IFRO__5
  • Conect_IFRO__6
  • Conect_IFRO__7
  • Conect_IFRO__8
  • Conect_IFRO__9
  • Conect__1
  • Conect__10
  • Conect__11
  • Conect__12
  • Conect__13
  • Conect__14
  • Conect__15
  • Conect__16
  • Conect__17
  • Conect__18
  • Conect__19
  • Conect__2
  • Conect__20
  • Conect__21
  • Conect__22
  • Conect__23
  • Conect__24
  • Conect__25
  • Conect__26
  • Conect__27
  • Conect__28
  • Conect__3
  • Conect__30
  • Conect__31
  • Conect__4
  • Conect__5
  • Conect__6
  • Conect__7
  • Conect__8
  • Conect__9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.