Congresso debate temas de planejamento, comunicação e tecnologia

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 07h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 13h20

O I Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, no Campus Porto Velho Zona Norte. O evento objetiva alinhar as informações com suas principais lideranças, integralizando todas as Pró-Reitorias, diretores, coordenadores e demais servidores responsáveis direta e indiretamente pelo planejamento, comunicação e tecnologia da informação.

O Conect está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Planejamento (Dplan) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), e também pela Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom). Foram convidados todos os Institutos Federais (IFs) da região amazônica com o intuito de permitir a troca de experiências e abrir os temas para discussão.

Todos os setores do IFRO para obterem sucesso em suas atividades precisam de um planejamento adequado, além de elaboração de estratégias para alcançar as metas e objetivos estabelecidos. “A realização do Conect é uma oportunidade para que os servidores que atuam na gestão, nos campi e na reitoria, possam se preparar, cada vez mais, para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades que surgem no dia a dia, à frente da gestão”, ressaltou Dauster Souza, pró-reitor da Prodin.

A expectativa é que todos os participantes adquiram a consciência de que o planejamento estratégico tem uma função especial dentro da instituição “o Conect foi pensado, em cada detalhe, para atender às expectativas dos participantes, e evidenciar a importância do planejamento, da comunicação e da tecnologia no sucesso das ações realizados pelo IFRO”, explicou o pró-reitor. Segundo ele, a proposta surgiu para atender a uma demanda prevista no plano de ação da Prodin “a diretoria de planejamento iniciou os preparativos para a organização do evento. E nessa trajetória, juntamos forças com a assessoria de comunicação e propusemos um evento que englobasse o planejamento, a comunicação e a tecnologia”, informou Dauster.

Um dos pontos positivos do evento será trazer uma discussão sobre a temática da comunicação que precisa ser vista como setor estratégico da instituição. Além disso, a iniciativa do congresso une forças entre os setores para realização de um trabalho conjunto “todos fazem parte de um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas e compartilhadas por toda a instituição e sociedade em geral, não podendo trabalhar de forma independente”, afirmou Ricardo Bergamini, assessor de comunicação e eventos do IFRO.

A proposta é dar continuidade ao Conect, fixando o evento anualmente no calendário institucional do IFRO “será um encontro, onde poderemos reunir todos os comunicadores do IFRO e trazer palestrantes de outras instituições para troca de experiências e informações, com certeza será um evento de grandes atividades e repercussão”, frisou o assessor.

O evento

O Conect traz em sua programação dois dias com diversas palestras, reuniões e debates. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) abordará o tema da relação entre planejamento e orçamento público para alcance dos objetivos institucionais. Foi convidado também, o Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC) que ministrará duas palestras uma na área de comunicação e outra na área de planejamento. O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), também já confirmou presença, e trará a temática da comunicação como ferramenta estratégica. Ainda no primeiro dia, será aberto um momento para que os IFs convidados possam trazer suas experiências, expondo suas ações nas áreas do evento. O último dia do Conect encerra com duas palestras, uma sobre o planejamento estratégico de tecnologia da informação, e logo em seguida com a apresentação da Controladoria Geral da União (CGU), sobre o observatório da despesa pública ou indicadores institucionais.