Maratona Células Empreendedoras encerra com cinco selecionados

Publicado: Terça, 24 de Julho de 2018, 11h24 | Última atualização em Terça, 24 de Julho de 2018, 11h24

celulas empreededoras

Cinco empreendimentos foram selecionados na 1ª Maratona Células Empreendedoras sediada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O Programa Células Empreendedoras está sendo realizado em seis institutos federais, conforme chamada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). As atividades ocorreram de 17 a 20 de julho, no Campus Porto Velho Calama, ocupando os primeiros lugares as seguintes startups: Resiliência (1º), Salut (2º), DescarPil (3º), Work Up1 (4º) e Aventuras em Rondônia (5º).

No dia 20 (sexta-feira), dez equipes foram selecionadas para a Rodada de Negócios, da qual cinco vencedores seguiram para a próxima etapa do programa: o Living Lab - uma pré-aceleração de dois meses on-line, junto com os outros 25 vencedores, sendo cinco de cada Maratona dos outros institutos federais participantes: Pernambuco (IFPE), Goiás (IFG), Rio de Janeiro (IFRJ), Paraíba (IFPB) e Paraná (IFPR).

Para garantir a vitória, as equipes se organizaram em torno de possibilidades de empreendimentos, analisando qual problema teria como foco buscar uma solução empreendedora, estudando quais os possíveis concorrentes, além de definir o planejamento futuro e as necessidades para a implantação do projeto.

A startup campeã, Resiliência, encontrou como demanda as consequências da depressão nas instituições de ensino e institutos federais. O empreendimento ofertaria pacotes de serviços de empoderamento juvenil para prevenção de casos de depressão, funcionando através de ações de intervenções psicológicas estabelecidas após estudo de caso específico nas instituições contratantes por meio de palestras, dinâmicas, atividades lúdicas etc. Para expansão da startup, o grupo prevê a captação de recursos para o empreendimento, funcionários especializados, estrutura física e material de expediente.

As outras iniciativas trabalham como ideias para criação de um aplicativo que simplifique e diminua o tempo de espera em ambiente hospitalar, bem como a promoção de descarte adequado de pilhas e baterias, a mediação entre os profissionais e o mercado de trabalho e o incentivo ao ecoturismo no estado de Rondônia.

Organizado regionalmente pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRO, o Células Empreendedoras é uma metodologia voltada à criação e desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, institutos, empresas e escolas. Durante o evento, ocorreu formação para 50 educadores no dia 16 de julho. E da Maratona participaram 150 estudantes, juntamente com os educadores. A Célula Empreendedora, como é chamado o projeto, é, por definição, um grupo de jovens, orientado (ou não) por professores, que através de mídias sociais e ecossistema de ações de fomento à criatividade, são encorajados a terem autonomia e espírito empreendedor em parceria com empresas, incubadoras e aceleradoras.