IFRO tem proposta selecionada no Programa Professores para o Futuro III

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 07h52 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve proposta selecionada no programa Professores para o Futuro (Finlândia)- III. O trabalho aprovado tem o objetivo de melhorar os processos educacionais do IFRO e criar um currículo experimental para a aprendizagem de competências e habilidades para século XXI. O autor da proposta já viajou para a Finlândia, onde receberá durante três meses, treinamento em educação profissional na Universidade de HAMK, situada na cidade de Hämeenlinna.

O professor, Antônio dos Santos Júnior, autor da proposta, assinalou que as diretrizes para orientar o desenvolvimento do ensino técnico integrado ao médio são encontradas na filosofia “STEM education”. “Mais que expor o estudante às quatro disciplinas [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática] que norteiam o currículo, busca-se uma forma de estudo integrado com a aprendizagem baseada na resolução de problemas do mundo real”, relatou o docente. Segundo ele, a proposta aponta a construção de um currículo experimental para o curso técnico em informática integrado ao ensino médio “construído com a participação dos docentes do curso, discentes e instituições parceiras do IFRO”, explicou.

O projeto intitulado “Incorporação da filosofia STEM EDUCATION à educação profissional tecnológica IFRO Campus Porto Velho Calama”, inserida dentro da dimensão “Desenvolvimento”, na linha “Design e aperfeiçoamento de currículos, com foco especial no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos”, foi submetida à chamada pública CNPq – SETEC/MEC Nº 026/2015 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia) III em janeiro de 2016, e em março o resultado foi publicado. O professor ainda destacou que o desenvolvimento da proposta somente será possível com o engajamento dos demais professores do campus “especialmente daqueles envolvidos diretamente com o curso técnico de informática integrado ao ensino médio”, reforçou.

Filosofia “STEM education”

A sigla “STEM” resulta dos campos de conhecimento que devem suportar a educação profissional e tecnológica, a saber: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics). De acordo com professor é importante equipar os jovens com conhecimentos e habilidades para solucionar problemas, adquirir e avaliar evidências, e transmitir informação. “Estas são as habilidades que estudantes aprendem estudando as quatro disciplinas, ou seja, a filosofia STEM corrobora o perfil de egresso que desejamos formar com a educação profissional e tecnológica, desenvolvida pela rede de Institutos Federais de Educação”, concluiu Antônio.