Dia de campo apresenta diferentes formas de cultivo

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 09h45 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h11

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou o Dia de Campo: soja, milho e integração lavoura-pecuária floresta, no Campus Ariquemes. O evento contou com a participação dos alunos, professores, pais, pesquisadores da Embrapa, e produtores locais. O objetivo foi ampliar os conhecimentos para as diferentes formas de cultivo e desenvolvimento de novas tecnologias para aplicação nos espaços rurais.

O dia de campo mostrou em distintas fases a cultura do milho, soja, integração lavoura-pecuária-floresta, a também um diferente jeito de cultivar abacaxi “uma forma de cultivo diferenciada para a floresta amazônica, e também a compostagem. O evento é diversificado e temos a oportunidade de enriquecer os conhecimentos e vivenciar o desenvolvimento dessas tecnologias”, explicou João Abílio, professor de agronomia e chefe do departamento de extensão.

O campus possui espaço adequado para cultivo, plantações e desenvolvimento de pesquisas na área agrícola “poucos institutos no Brasil tem uma área com potencial para desenvolver esses projetos de pesquisa. Isto que estamos fazendo aqui, juntamente com os parceiros, tem desenvolvido vários trabalhos em beneficio dos próprios alunos e também para atender a demanda da sociedade”, ressaltou o professor.

O evento mostrou novas alternativas de espécies de soja para serem cultivadas com sucesso pelos agricultores “a plantação diferenciada de abacaxi usando a cobertura plástica, em comparação ao sistema que é tradicionalmente usado, onde se evita o problema de incidência de ervas daninhas, associada à questão da mão de obra escassa, amenizando esse problema da região” informou o professor. Na área destinada ao cultivo de mandioca foram apresentadas duas variedades testadas pela Embrapa “para verificar qual a mais indicada e qual sistema de preparo é melhor”, frisou João.

O trabalho de compostagem está sendo estudado para aplicação em ambientes como praças e avenidas da cidade “aproveita folhas e graminha que são cortadas no campus para transformar o material em composto e adubo natural, e voltar esse produto àquelas plantas que deram origem a esse material”, disse Abílio. Segundo ele, a iniciativa visa enriquecer o ambiente com adubo natural sem poluir o meio ambiente.

O Dia de Campo proporcionou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula “o objetivo do IFRO é justamente fazer essa integração, o que eles veem em sala de aula no ensino, eles podem correlacionar com a realidade” comentou Maria Fabíola Santos, Pró-Reitora de Ensino. Segundo ela, as atividades de extensão e pesquisa sempre agregam, no intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Assunto(s): Campi