IFRO propõe parcerias para implantação de incubadora de empresas em Rondônia

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 08h35 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h11

As Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proex e Propesp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) apresentaram na quarta-feira (23), durante reunião na Reitoria, propostas de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Governo do Estado, representado pela Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE)  para a implantação de incubadora de empresas em Rondônia.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, a parceria com as instituições presentes na reunião é fundamental para o fortalecimento do projeto, em que cada instituição terá suas atribuições, a serem definidas em Termo de Cooperação firmado posterirormente. “Rondônia até o momento não possui nenhuma incubadora de empresas. É necessário unir esforços para mudarmos essa realidade e contribuir com o nosso desenvolvimento regional”, evidenciou.

De acordo com o Pró-Reitor de Propesp, Gilmar Alves Lima Junior, a proposta é que em até seis meses, seja implantada a primeira empresa incubada no IFRO. “É uma iniciativa pioneira no Estado, uma demanda proveniente de diferentes segmentos de Rondônia e deve incentivar a abertura e consolidação de iniciativas de produção e comercialização de inovação tecnológica”, comentou.

No encontro foi proposta a participação dos parceiros no Workshop “Ecossistema de Inovação no Estado de Rondônia” a ser realizado no dia 11/04, com o objetivo de desenvolver um plano para potencializar o empreendedorismo e a inovação na região, por meio da implantação de incubadoras de empresas.

Além das parcerias no Estado, a iniciativa terá o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), no que se refere à capacitação dos servidores e consultoria no processo de implantação das incubadoras.

Incubadoras

A incubadora de empresas, segundo a Lei 13.243/2016 (Lei de Inovação), é uma organização ou estrutura que objetiva estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador, facilitando a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.

O IFRO tem o compromisso social de colaborar com o desenvolvimento regional e para isso estabeleceu como meta a implantação das incubadoras, que terão como objetivo oferecer suporte a empreendedores, para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso, gerando renda e transformando a realidade das comunidades rondonienses.