IFRO capta mais de R$ 9 milhões em recursos extraorçamentários

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 16h29 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h59

1

Quase R$ 10 milhões extraorçamentários foram garantidos no primeiro trimestre de 2018 para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos e mobiliários, além de serem destinados também para a conclusão e início de obras nos campi da instituição.

Segundo o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, o orçamento para investimento liberado para o IFRO em 2018 foi de R$ 2,8 milhões, valor inferior aos R$ 27 milhões necessários para investimentos no Instituto. “Para se ter uma ideia, em 2015 obtivemos R$ 14 milhões de orçamento para investimento e em 2018 foram apenas R$ 2,8 milhões. É uma redução significativa, e em contra partida as demandas aumentaram, isso porque o Instituto cresceu tanto na quantidade de alunos, servidores e cursos ofertados, como também na quantia de unidades”, explicou acrescentando: “Além disso, temos unidades iniciadas desde 2010, e que ainda têm demanda de obras e equipamentos, como por exemplo, o Campus Calama que ainda não tem uma quadra para atividades de educação física e também faltam salas de aula. Então ainda existe uma necessidade significativa no IFRO de construção de novas obras e adequação das já existentes, aquisição de equipamentos mobiliários tanto para as obras já entregues, como para essas novas”.

Dos quase R$ 10 milhões captados, R$ 6 milhões foram garantidos junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), R$ 1,750 milhão através de emendas parlamentares dos deputados federais Marinha Raupp (R$ 500 mil), Luiz Cláudio (R$ 250 mil) e Lúcio Mosquini (R$ 1 milhão) e R$ 2 milhões por intermédio dos deputados Marcos Rogerio e Lúcio Mosquini junto ao Ministério da Educação (MEC). “Somadas essas três emendas parlamentares temos 1,750 milhão de reais, e unindo os R$ 2 milhões adquiridos por meio dos deputados Marcos Rogerio e Lucio Mosquini, e os 6 milhões que conseguimos de forma direta junto à SETEC, temos hoje 9,750 milhões de reais de recursos extraorçamentários que, somados com os R$ 2,8 milhões que o IFRO tem no orçamento de 2018, chegamos próximos aos 12,5 milhões de reais. Então, tivemos um acréscimo significativo”, considerou Uberlando.

De acordo com o Reitor, uma reunião com os diretores-gerais dos campi e pró-reitores foi realizada para tratar sobre o encaminhamento dos recursos. “Foi possível destinar recursos para todas as obras que estão em andamento, com a inclusão das que estão para ser entregues e continuação das que iniciaram no final de 2017 e início de 2018. Iremos iniciar novas obras basicamente em todas as unidades”, disse elencando algumas das obras previstas: “bloco de salas de aulas em Ariquemes, bloco de laboratórios em Guajará-Mirim, a retomada do bloco administrativo de Cacoal iniciada em 2012. Temos também novas obras, como a piscina do Campus Ariquemes, os pórticos dos Campi Jaru e Ji-Paraná, iniciar a discussão sobre a construção dos blocos administrativos de Vilhena e de Guajará-Mirim. Além disso, será feita a aquisição de livros para todo o Instituto Federal que somam quase 700 mil reais e mais de 3 milhões de reais serão destinados para aquisição de equipamentos em todas as unidades do IFRO”.

Nesta semana o Reitor Uberlando Tiburtino está em Brasília (DF), onde se reúne na quarta-feira (28) com presidentes das Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado e parlamentares visando à liberação de novos recursos. “Temos uma emenda que conseguimos no ano passado, junto à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no valor de 500 milhões de reais para rede federal, e 280 milhões de reais da Comissão de Educação do Senado. Estou coordenando em conjunto com o professor Wilson Conciani, do Instituto Federal de Brasília, a negociação para a liberação dessas emendas. Se houver a liberação desse valor integral, o IFRO vai receber mais 16 milhões de reais e assim chegaremos ao número de 27 milhões de reais que o instituto necessita”, projetou.