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Início de ano letivo é sempre de expectativas

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 08h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 14h49

sala de aula a espera dos novos alunos

Neste início de fevereiro mais de mil estudantes iniciam a jornada no ensino médio, na modalidade integrada a um curso técnico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Quando iniciarem as aulas no Campus Colorado do Oeste (05 de março) e no Campus Porto Velho Zona Norte na modalidade concomitante (a partir do dia 13 de março), serão 1.940 novos alunos no último ciclo do ensino básico, muitos na faixa etária a partir dos 14 anos. Para iniciar o semestre os campi realizam atividades de acolhimento e integração dos alunos.

Iniciando o ensino médio, eles terão uma rotina diferenciada em sua vida estudantil para enfrentarem no ano letivo de 2018. Há a transição entre a adolescência e a vida adulta envolta à adaptação ao novo ambiente, ao novo ciclo, ao aumento da carga horária e do número de disciplinas e professores, certa pressão acerca do futuro profissional e do fim da liberdade de horário das férias, essas são etapas a serem vencidas para a integração em uma nova cultura escolar.

A Psicóloga Silvia Tássia Lovatto, da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) no Campus Cacoal, mostra ainda a importância de se ter um olhar diferenciado para ver cada um em sua subjetividade, sendo necessário investir em capacitação e conscientização dos professores sobre essa subjetividade encontrada nas salas de aula. Outros pontos ressaltados por Silvia Lovatto estão estreitar laços com a família, pois essa também possui responsabilidade na formação escolar dos jovens, o trabalho de orientação profissional e o estreitamento de laços entre equipe escolar e alunos, de forma que sintam liberdade em buscar apoio, tirar dúvidas, buscar ajuda para sua aprendizagem e compartilhar conflitos.

Conforme a Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Porto Velho Zona Norte, Vanessa Araújo de Oliveira, de fato o início das aulas sempre traz consigo “novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, de planejamento”. 

Entre as atividades planejadas pelo Departamento de Apoio ao Ensino e pela Supervisão Pedagógica do Campus Zona Norte estão o Encontro Pedagógico e o Planejamento de Ensino, que ocorrerá respectivamente nos dias 01 e 02 de fevereiro. E no período de 06 a 08 de fevereiro está previsto para os docentes o curso Coaching para Educadores de Sucesso, que será ministrado pela ESAF, e tem como objetivo aplicar ferramentas de coaching que promovam o estabelecimento de foco, a definição de objetivos, a superação de crenças limitantes e o planejamento de ações assertivas a partir de um plano de ação.

Assistência Estudantil

Na área de assistência estudantil são publicados editais de auxílio alimentação, moradia, transporte, entre outros. Os estudantes são acompanhados pelo IFRO através das políticas de acesso e permanência, com vistas ao sucesso pessoal e escolar, reconhecimento e valorização social. Para tanto, é necessário que os alunos fiquem atentos aos editais publicados em cada campus.

Oferecendo desde já as boas-vindas ao Instituto Federal, a Assistente Social da Pró-Reitoria de Ensino, Sandra Araldi Rodrigues, afirma que “a nova etapa que se inicia traz junto com ela novos desafios. Desafios estes que irão proporcionar grandes experiências no mundo da academia, novos aprendizados a galgar para uma formação acadêmica e profissional de qualidade”.

Conforme informações da Coordenação de Assistência Estudantil, entre as ações desenvolvidas pelo IFRO no processo de formação acadêmica estão a mobilidade estudantil, visitas técnicas, programas de pesquisa, iniciação científica e assistência estudantil. “Iniciamos este ano letivo elevando a importância do respeito e compromisso para com a Instituição e todos que dela fazem parte, para que sejam dizimadas quaisquer formas de discriminação, preconceito, bullying, entre outras situações que possam marcar negativamente a vida no ambiente escolar/acadêmico”, reforça Sandra Araldi.

Desta forma integrada, o IFRO busca trabalhar em seus processos formativos as diversas competências e habilidades requisitadas nos cursos e nas profissões. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o ensino médio tem entre suas finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. Além da preparação básica para o trabalho, a cidadania, a compreensão de fundamentos científico-tecnológicos e o aprimoramento do educando como pessoa humana.

Novos alunos 2018.1

O primeiro semestre de 2018 recebe 1,7 mil estudantes na modalidade Integrada ao Ensino Médio e mais 240 na modalidade Concomitante (em que alunos de outras instituições de ensino médio estudam no contraturno o ensino técnico do IFRO).  Os cursos na modalidade concomitante são os técnicos em Administração, em Computação Gráfica, em Informática para Internet e em Recursos Humanos. E na modalidade Integrado (cursos ofertados nas demais unidades do IFRO) são: técnicos em Agropecuária, em Informática, em Alimentos, em Manutenção e Suporte em Informática, em Agroecologia, em Segurança do Trabalho, em Floresta, em Técnico em Química, em Edificações, em Eletrotécnica e em Eletromecânica.  

Já no segundo semestre é a vez do início de novas turmas do Técnico em Cooperativismo, ofertado por meio da Mediação Tecnológica em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Até o momento, a Mediação Tecnológica possui 1.298 alunos que iniciaram em 2016/2 e 2.099 de 2017/2.

No Campus Porto Velho Zona Norte as aulas dos cursos presenciais, tecnólogos e subsequentes, terão início no dia 05 de fevereiro de 2018. As aulas dos Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio, na modalidade semipresencial, estão marcadas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro.

O professor Samuel dos Santos Junio explica que a modalidade concomitante, por se tratar de um curso na modalidade a distância e que ocorre em paralelo ao ensino médio, exigirá do estudante uma maior responsabilidade e dinâmica. “Agora ele terá que conciliar as duas rotinas, acreditamos que nosso estudante terá a oportunidade de construir novos hábitos de estudo, os quais contribuirão para o seu sucesso no Curso Técnico realizado e em sua futura atuação profissional, pois haverá uma nova demanda rotinas envolvendo o uso de um computador conectado à internet”, diz o professor.

Outro diferencial, é que o estudante do concomitante poderá acessar outros materiais e obter orientações para os seus estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem acessando no local e no horário que for melhor para seus estudos, e será necessário participar das aulas presenciais de modo a alcançar um bom aproveitamento durante o período do curso. Objetivamos proporcionar conteúdos e vivências necessárias para que o estudante se ambiente a essa realidade de estudos e colaborar com seu processo de construção de conhecimentos e formação profissional.

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