Pipex do IFRO enviou 40 alunos para o exterior

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h59 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 10h08

Propiciar ações de mobilidade estudantil que auxiliarão no processo de aperfeiçoamento da ciência, tecnologia e inovação para estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação stricto sensu, viabilizando a realização de pesquisas e estágios no exterior é o foco do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão (Pipex), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O programa já enviou entre 2014 e 2015 40 estudantes para Portugal e Colômbia.

Uma das alunas que pôde aperfeiçoar os conhecimentos no exterior foi Riane Souza Cabral, do curso técnico de Finanças do Polo EaD de Ouro Preto do Oeste. Ela realizou mobilidade internacional na modalidade de estágio na Universidad Nacional de Colombia (UNAL), entre os meses de agosto e dezembro de 2015. Em solo estrangeiro, a estudante participou do Encontro Internacional de Investigadores em Administração – 2015. “O encontro tinha o conceito de buscar redes de investigação e facilitar a socialização das investigações realizadas em diferentes instituições. O encontro teve duração de dois dias, e foi muito bom ver cada ponto de diferentes assuntos relacionados com a administração, pois mostra um pouco de como ainda se deve estudar o assunto”, relatou.

O Pipex já enviou para o exterior 40 alunos. Sendo quatorze estudantes para Bragança em Portugal, no ano de 2104, onde realizaram atividades de pesquisa e estágio no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, durante 3 meses. Entre novembro 2015 e fevereiro de 2016, mais 19 alunos viajaram com destino à mesma localidade, para também desenvolver trabalhos de pesquisa e estágio.

Em 2015, 7 alunos foram pesquisar e estagiar na Universidad Nacional de Colombia – UNAL, na Colombia, por um período de 4 meses. No ano de 2016 a proposta é enviar mais alunos para realizar mobilidade internacional. A seleção será feita através de edital, assim como nas seleções anteriores.