Reunião debate educação profissional e tecnológica para estudantes indígenas

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 13h10 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 15h39

reuniao educação tecnologica indigena

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reuniu representantes de seus campi, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e de lideranças de comunidades tradicionais para debater educação escolar indígena no contexto da educação profissional e tecnológica. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), o encontro ocorreu no dia 5/12, na reitoria do Instituto Federal.

Das lideranças indígenas participaram Heliton Gavião e Antônio Puruborá. No debate estavam as proposições feitas na Conferência de Educação Escolar Indígena, realizada em novembro, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no município de Ji-Paraná. Entre os primeiros encaminhamentos foi criado um Grupo de Trabalho para viabilizar estudos e ações práticas para a construção e desenvolvimento da Política de Educação Escolar Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, a “reunião foi de extrema relevância para discutirmos algumas proposições e dar encaminhamentos às ações que serão realizadas a partir de 2018, sobretudo, a construção de uma Política institucional que atenda aos anseios e necessidades das comunidades indígenas do Estado de Rondônia”.

Entre as ações propostas para serem realizadas em conjunto com os parceiros estão: construir a Política de Educação Escolar Indígena do IFRO; incluir na Política de Assistência Estudantil o atendimento especial ao aluno indígena; realizar o mapeamento dos indígenas em idade escolar, aptos a cursarem a educação profissional de nível médio e nível superior e as demandas de cursos a serem ofertados pelo IFRO; ofertar cursos específicos aos indígenas, conforme as demandas levantadas; desenvolver projetos nas comunidades indígenas; promover a formação continuada dos docentes do IFRO para o atendimento educacional ao público indígena; e trabalhar no fortalecimento do acesso, permanência e êxito dos indígenas.

Goreth Reis afirma que “estamos trilhando o caminho certo para obter os resultados que tanto almejamos. Os povos indígenas contam conosco para que consigam se destacar e tenham êxito nos estudos e na sua vida social, enquanto cidadãos. O nosso compromisso é de garantir os seus direitos e contribuir para a autonomia e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, sempre valorizando a sua cultura e suas tradições”.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, a professora Lediane Fani Felzke, do Campus Ji-Paraná, irá representar o IFRO como delegada na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), que acontecerá em Brasília no período de 11 a 15 de dezembro.

• reuniao-educação_tecnologica_indigena
  • reuniao_educação-indigena