Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO realiza exposição sobre o papel da imprensa na formação de Rondônia

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 09h47 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 10h21

Acontece até o dia 18 de março, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, a “Exposição Itinerante: O papel da Imprensa na Formação de Rondônia: do Eldorado à Colonização na Selva (1981-1985)” promovida pelo Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa (Nimpi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, através do Departamento de Extensão. A entrada da exposição é gratuita e acontece das 8 as 19 horas, de segunda a sexta-feira e das 9 as 18 horas nos sábados e domingos.

A exposição tem como objetivo apresentar ao público uma reflexão crítica sobre as mídias jornalísticas impressas em relação à criação do Estado de Rondônia, entre os anos de 1981 e 1985. No trabalho histórico-cultural utilizou-se como fonte a produção da imprensa escrita. O trabalho busca entender as representações da notícia frente à criação do estado de Rondônia que, de forma ambígua e arbitrária, era inserida em uma espécie de jogos de consensos e disputas hegemônicas.

Sobre o Nimpi

O núcleo é um espaço de pesquisa e digitalização de documentos históricos, localizado no CampusJi-Paraná. Trabalha de forma interdisciplinar com ênfase na história de Rondônia e da Amazônia e busca preservar memórias regionais por meio da digitalização e criação de banco de dados de fontes históricas (jornais, revistas, acervos particulares, institucionais ou de órgãos oficiais). O Nimpi tem a pretensão de apresentar nos próximos anos um banco de dados sistematizado que sirva de referência dentro do Estado de Rondônia para que pesquisadores, acadêmicos ou não, tenham um espaço privilegiado de consulta histórico-regional.

Fim do conteúdo da página