IFRO reúne servidores e comunidade para lançamento da campanha e capacitação para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti

Publicado: Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 08h41 | Última atualização em Terça, 01 de Março de 2016, 08h39

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou na última sexta-feira (26) o lançamento da Campanha “Não vai dar Zika”. O evento teve a presença de servidores, alunos e funcionários terceirizados. Além disso, contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Caixa Econômica Federal (CEF) e alunos da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia e puderam assistir o webclip educativo Trap do Zikazero. O IFRO também lançou o concurso cultural que premiará ideias criativas que possam contribuir para solução do grave problema vivido pelo País.

As ações estão acontecendo em todos os campi do IFRO com trabalhos de limpeza e conscientização atendendo a comunidade do campus e também no entorno dele. O objetivo da campanha é cumprir um importante papel social atribuído à educação “o de levar conhecimento e informação aos nossos alunos e também a comunidade na qual, fazemos parte buscando atingir o maior número de pessoas possíveis”, relatou o reitor substituto Dauster Souza Pereira. Ainda segundo ele o alerta para o problema é nacional e faz parte das políticas do instituto atender a comunidade.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Marcos Atiles, deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância das ações ocorridas diante do apoio que está sendo solicitado pelo Governo Federal.“Nós do Instituto Federal estamos sensibilizados e entendendo que é necessário darmos as mãos e orientar os servidores, alunos e empresas terceirizadas, toda nossa comunidade”, disse. Segundo ele, existe uma preocupação do IFRO na formação de seus alunos “desta forma estamos formando cidadãos bem preparados para, não só, lidar com as coisas técnicas, mas também com as coisas que fazem parte da nossa vida, nossa saúde e das políticas públicas”, concluiu.

É importante que as ações sejam feitas constantemente para evitar os possíveis focos do mosquito, “para a sociedade como um todo, nós temos que difundir este conhecimento, como prevenir e como eliminar, principalmente antes dele nascer, para que ele não venha a transmitir estas doenças”, ressaltou o Diretor-Geral substituto do Campus Porto Velho Zona Norte, Gilberto Laske.

Os presentes aderiram a campanha do facebook #IFROcontrazika, e tiraram fotos com o mascote. Durante o evento foi lançado o webclipeducativo da campanha e ao final o Superintendente da Funasa, Ivo Benitez e a assessora de gabinete, Jorilda Monteiro ministraram uma palestra de capacitação na preparação de multiplicadores no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.

Concurso

Ainda durante o lançamento da Campanha, o IFRO anunciou o Concurso Cultural IFRO Imagem, Ciência e Inovação “Não vai dar Zika”. O edital será publicado em março e os interessados terão o prazo de três meses para se inscreverem. Poderão participar alunos e servidores do IFRO e também alunos da rede pública, matriculados no ensino médio, com idades entre 13 e 20 anos. O objetivo do concurso é reconhecer e incentivar através da premiação os talentos dos alunos e servidores que desenvolvem projetos na área científica. Além disso, visa descobrir soluções criativas e sustentáveis, no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O concurso será realizado em duas macro categorias: Inovação Científica e Produção Artística. As premiações irão contemplar um vencedor em cada categoria, serão entregues aos vencedoresNotebooks ou tablets, conforme será publicado no edital. O IFRO já formou a comissão responsável pelo concurso que formará a comissão julgadora, composta de membros externos. O resultado e as premiações estão previstos para o mês de julho deste ano.