Novas parcerias são discutidas com universidades da Espanha e de Portugal

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 12h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 12h27

universidadevigo

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou de reuniões em dois países da Europa na última semana. Na Espanha, Uberlando Tiburtino Leite estava acompanhado dos reitores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e IFAM (Instituto Federal do Amazonas). Eles discutiram parcerias para doutorado junto a três universidades: Salamanca, de Santiago de Compostela e de Vigo. E em Portugal, o reitor do IFRO participou das atividades iniciais do mestrado ofertado a servidores do IFRO e começou as tratativas de nova parceria com o Instituto Politécnico do Porto.

Na proposta conjunta apresentada às instituições espanholas, o IFRO mais os dois institutos federais parceiros buscam redução de custos na oferta de doutorado para turmas de 30 pesquisadores, dez para cada estado participante nesta parceria. As áreas de interesse dos IFs são ambiental, de informática e engenharias.

Com Salamanca, a contraproposta apresentada foi a de Doutorado em Educação, a exemplo da turma em andamento com o Instituto Federal de Goiás. Porém, esta é uma oferta que o IFRO já possui com parceiros no Brasil. Ficando abertas possibilidades futuras, em estudo pela Universidade de Salamanca. Já junto às duas outras universidades, visualizou-se possibilidade de atuação em curto período de tempo, em parceria concomitante com trio proponente brasileiro.

Na Universidade de Santiago, as tratativas englobam informática, engenharias ou área ambiental. “Nós assinamos um termo amplo e depois vamos discutir em que área, de fato, vamos querer o doutorado. O IFRO fará estudo, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, levantando as demandas”, explica o reitor.

“Com a Universidade de Vigo, que é uma universidade diferente em termos de Espanha, tem 25 anos apenas, só que é uma universidade com perfil muito parecido com os institutos federais. Trabalha muito com projetos voltados à sociedade como um todo e à iniciativa privada, desenvolvendo pesquisas e patentes. A proposta deles seria um doutorado na área de Informática, o que atende a uma necessidade direta dos três institutos”, informa o reitor sobre a terceira reunião realizada na ação internacional.

A busca é por redução de custos nas parcerias internacionais, uma vez que na Espanha as taxas cobradas para este tipo de parceria são menores. “Infelizmente elas não têm disponibilidade para a área de gestão, que é outra grande área de interesse institucional, porque atenderia à necessidade de capacitação dos técnicos administrativos”, avalia o Professor Uberlando.

Para o reitor, como resultado geral das reuniões visualizam-se novas oportunidades para atender aos servidores docentes e técnicos. “Foi extremamente positivo, a instituição que foi surpresa para nós foi a de Vigo, porque imaginávamos um perfil parecido com as outras e um pouco mais fechada, por ser uma instituição mais nova, e foi o inverso. Eles possuem interesse. O reitor vem ao Brasil no final deste ano e, provavelmente, vem a Rondônia para assinarmos o termo definitivo”, concluiu.