Estudantes-atletas do IFRO competem no JIF 2017 em Minas Gerais

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 09h18 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 09h18

IFRO no JIF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com 32 estudantes participando da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017). Sediada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a competição recebe mais de 1.200 estudantes de todo o país na cidade de Poços de Caldas.

O Chefe da Delegação do IFRO, Diego Carlos de Oliveira Ferreira, explica que na quarta-feira “tivemos a pesagem dos nossos dois atletas do judô, que já bateram o peso da categoria. No mais o evento está bem organizado, conseguiram concentrar esse grupo de mais de mil atletas nos dois hotéis, o que tem facilitado a interação dos alunos de toda a rede federal. Tivemos a abertura, que foi realizada num esquema de auditório, diferente do que geralmente vemos em jogos, com a presença dos reitores que são membros do Conif. Também tivemos na abertura a participação do atleta vice-campeão olímpico Carlos Honorato”.

A cerimônia de abertura ocorreu na terça-feira (3/10), às 20h. As competições iniciaram na quarta-feira para as 11 modalidades esportivas (atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete). O encerramento do JIF será no domingo, 8/10.

Segundo o Professor de Educação Física do Campus Ji-Paraná, Edivan Carlos Cunha, que é um dos acompanhantes da delegação rondoniense, o IFRO iniciou o torneio representado pela equipe de vôlei feminino do Campus Colorado do Oeste, que perdeu por 2x0 para o Colégio Pedro II. E na outra disputa, no voleibol masculino, o IFRO venceu o Rio Grande do Sul (IFSul), por dois sets a zero. A respeito das impressões sobre a cidade e o evento, o docente afirma que a “abertura foi muito bonita. A cidade de Poços de Caldas é muito bela, é uma cidade turística e o hotel é fantástico”. Ele ressalta que os alunos estão adorando o evento esportivo e cultural.

“Terminamos o dia com ouro no salto em distância, prata no salto triplo, bronze nos 200m e bronze no 4x100”, resume o professor Edivan Carlos sobre os informes em relação à quinta-feira (5) em Minas Gerais.

A confraternização esportiva é promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).  Classificam-se para a Nacional os melhores atletas das fases locais e regionais, em cada modalidade esportiva.

“Representar o IFRO nos Jogos é muito importante, porque ajudamos a construir uma história com o nome do IFRO Campus Colorado, sempre procurando evoluir mais. Já é a terceira vez consecutiva que nossa equipe representa o IFRO no Nacional e procuramos sempre representar bem, fazendo nosso papel de atleta e nos comportando bem, como foco sempre nos jogos”, diz o capitão da equipe masculina de vôlei, William Leal, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado.

William acrescenta ainda que o time busca ter alimentação balanceada durante a competição. Além da dedicação em trazer para o IFRO o melhor resultado nas quadras, o estudante acrescenta que a participação nos Jogos também “incentiva a gente na escola, a procurar melhorar sempre e manter as notas pra poder participar no próximo ano. E a interação entre os atletas dentro da equipe é uma coisa muito boa, aprendemos muito com os jogos. Muito importante para qualquer estudante”.

Outros resultados importantes para o IFRO até o segundo dia de competição foi o segundo lugar no salto triplo e no judô feminino, e o terceiro lugar no 200m do atletismo. A acadêmica Francineide Vieira Fideles, do Curso Superior de Tecnologias em Redes de Computadores, do Campus Porto Velho Zona Norte, falou sobre as expectativas para suas provas no atletismo: 800, 1.500 e 3 mil metros. “Nos três mil metros eu fui campeã na Etapa Norte. Agora, está sendo maravilhoso estar aqui em Minas, e estou na expectativa para o dia da competição, na quinta e na sexta, e não tive a oportunidade de conhecer a pista. Este é meu último ano pelo IFRO, então, minha expectativa é muito grande por estes dias”.

O enxadrista Vinicius Rian Rodrigues da Silva, do 4° ano do Curso Técnico em Edificações no Campus Porto Velho Calama, diz estar muito animado para jogar essa competição: “ano passado fiquei em segundo e esse ano quero manter o mesmo foco e se possível conseguir ganhar! É uma sensação muito boa vir jogar, vir para um Estado diferente, fazer novas amizades e também jogar em uma competição como essa, de alto nível, podendo representar meu campus e o meu Estado”. As partidas que Vinicius participa ocorrem no sábado, dia 7, na modalidade individual.

• 5ª_Feira_no_JIF_2017_1
  • 5ª_Feira_no_JIF_2017_2