Estudantes do IFRO iniciam estágio internacional

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 11h37 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 12h58

Dia do Embarque para o Porto Portugual

O Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) selecionou 13 estudantes e um servidor para período de atividades em instituições de três diferentes países: Portugal, Colômbia e Argentina.

O grupo composto por alunos do Ensino Médio que estagiarão no Instituto Politécnico do Porto (Portugal) embarcou na sexta-feira (15). Eles iniciaram as atividades nesta terça (19). Ana Karolina Duarte Mielke é estudante do Técnico em Agropecuária no Campus Colorado do Oeste, e estava com muita expectativa antes da viagem. Segundo ela, a ansiedade era devido à experiência incrível que a aguardava: “Acredito que vou crescer muito como pessoa e como profissional”, disse ela.

Para Bruna de Jesus Santos, como o estágio será na área de alimentos, os conhecimentos estão relacionados ao seu Curso Técnico em Agropecuária, também em Colorado do Oeste. “Espero adquirir muito conhecimento, uma vivência em Portugal, conhecer a cultura. Vai agregar muito valor à minha experiência de vida e ao meu currículo”, avalia.

Por serem menores de 18 anos, os estudantes foram acompanhados pela professora do Campus Porto Velho Calama, Márcia Letícia Gomes, que também tem um calendário de ações a serem realizadas, tendo em vista que paralelamente ela desenvolverá pesquisa sobre leitura no Instituto Politécnico do Porto. Márcia Letícia ressalta que a experiência de acompanhar os alunos também deverá ser muito interessante, por ser uma experiência valiosa para todos eles.

Outro aluno que viajou para o PIPEEX no Instituto Politécnico do Porto é Luís Filipe de Castro Sampaio, do Campus Porto Velho Calama, que vem desenvolvendo pesquisa na área de informática e de educação, especificamente na área de design, na qual ele explica fazer avaliação da interface com base em critério da usabilidade. Em Portugal, ele diz, “irei dar continuidade à minha pesquisa, que é um sistema de apoio a etapas da educação. E para o meu currículo, a importância é que poderei implantar nas escolas testes para obter resultados que serão armazenados em repositórios de conferências e congressos”.

Já Vituriano Oliveira Xisto, também do Curso de Informática do Campus Calama, afirma que sua expectativa é trazer resultados para sua unidade. Com isso, ele espera motivar as pessoas em relação à possibilidade de internacionalização da pesquisa.

Internacionalização

O Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO iniciou em 2015 e busca estreitar os laços entre IFRO, pesquisadores e instituições participantes. Além do Porto, também recebem estudantes neste ano o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), a Universidad Nacional de Colombia (Colômbia) e Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Somente da Argentina os selecionados aguardam o momento de embarque, para iniciar a primeira turma Pipeex de intercâmbio na região. Com o apoio financeiro, o IFRO contempla alunos em diferentes atividades de pesquisa e estágio.

Diferente do Instituto Politécnico do Porto, que recebeu alunos de cursos técnicos, nestas outras três instituições os estudantes fazem parte de cursos superiores do Instituto Federal de Rondônia. Segundo a Assessora de Relações Internacionais (ARINT/IFRO), Laura Borges Nogueira, “é a primeira vez que o IFRO oferta vagas exclusivas para menores de 18 anos. Nossa instituição tem orgulho de envolver nossos alunos do Ensino Médio nas políticas de internacionalização. Eles são reconhecidamente altamente ativos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. São muito motivados e responsáveis. É preciso investir neles. Temos muitas expectativas em relação aos planos de regresso desses alunos e no impacto positivo nos seus campi de origem.”