IFRO é parceiro no Congresso sobre Métodos Fronteiriços da UNIR

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 12h43 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 07h38

Congresso Métodos Fronteiriços UNIR IFRO 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sedia até sexta-feira (1) atividades do II Congresso - Métodos Fronteiriços: imaginários, natureza e memória. Realizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o encontro teve abertura oficial na noite dessa segunda (28), com presença do Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, e do Diretor-Geral do Campus Calama, Marcos Aparecido Atiles Mateus. Da Universidade Federal estavam presentes o Reitor Ari Miguel Teixeira Ott e os professores ligados ao Núcleo de Ciências Humanas: Heloisa Helena Siqueira Correia, Júnior Lopes e Larissa Gotti Pissinatti.

O Reitor do IFRO parabenizou as instituições públicas que possuem autonomia para debater pautas fora do agendamento nacional, incluindo questões ligadas a comunidades tradicionais, ao empoderamento da mulher, tal qual o Instituto possui ação, entre outros exemplos de debates que ocorreram recentemente no âmbito institucional. “O que está em curso são políticas que minimizam cada vez mais temas que não contribuam diretamente para questões econômicas”, avaliou em sua fala Uberlando Leite. “Para o IFRO é muito interessante receber cada vez mais debates assim, e trabalharmos juntos, porque as propostas que minimizam nossas atividades são as mesmas. É preciso interligar ações para ganhar força e ter apoio social”, concluiu.

O Congresso estimula reflexões sobre os métodos e metodologias voltados à pesquisa, inovando os modos e formas de conhecer os seres e o mundo, que não apenas os desenvolvidos pela cultura ocidental. Os enfrentamentos diversos do cenário brasileiro também são observados pelos pesquisadores.  “Precisamos cada vez mais de métodos fronteiriços para entender esses novos tempos. Os métodos tradicionais não dão mais conta de explicar a realidade que muda muito rápido”, afirmou Ari Ott.

Com o tema “Filosofando com sotaques e entre as fronteiras”, o professor Renato Noguera (UFRRJ) foi o palestrante da conferência realizada após a abertura solene do evento.

Programação

Na programação do Congresso - Métodos Fronteiriços, o IFRO Campus Porto Velho Calama sedia nesta terça (29) duas Rodas de Conversas: às 14 horas, a “Monstros e bichos: novas perspectivas sobre a natureza na Amazônia”; e às 19h30, sobre a “Partilha literário-terrestre: animais humanos e não humanos”.

Nos dias 30, 31/08 e 01/09 também haverá encontro no auditório do Campus Calama, sendo que a Roda de Conversa com escritores do último dia recebe Daniel Munduruku do Instituto UKA-SP e Vicente Franz Cecim (Belém) sobre o “Desvelamento & Miragens: o que nos oculta de nós?”, com mediação de Osvaldo Copertino/UNIR.

Para conferir a programação completa de minicursos, oficinas e demais atividades do evento, acesse a página do evento.

• Congresso_Métodos_Fronteiriços_UNIR_-_IFRO____1
  • Congresso_Métodos_Fronteiriços_UNIR_-_IFRO____2