Aula de bachata é ministrada a alunos do Núcleo Experimental de Dança

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 09h36 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 09h37

Aula de Bachata no Calama 4

O Núcleo Experimental de Danças (NED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu aula com professores vindos de São Paulo. No dia 28 de julho, Rodrigo e Laura Piano compartilharam uma aula de bachata com os alunos do núcleo. A bachata é originária da República Dominicana, na década de 60. No ritmo musical e na dança há um híbrido do bolero (sobretudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais, a exemplo do cha-cha-cha e do tango.

Por meio do NED, oferece-se aos participantes práticas corporais que possibilitam a redução do sedentarismo e das doenças a ele relacionadas. O núcleo também proporciona atividades lúdicas que favorecem a integração entre os participantes e o desenvolvimento das capacidades físicas, elevando a autoestima e promovendo o bem-estar. “Poder levar nosso trabalho e a bachata a outros lugares e outras pessoas é sempre gratificante. Esperamos poder voltar em breve a Porto Velho, pois ficamos encantados com a cidade”, realçou Rodrigo Piano.

Outro parceiro a contribuir com as atividades do NED é o servidor do Campus Porto Velho Zona Norte, Ivanilson Parente. “Estamos realizando um trabalho em Porto Velho visando fortalecer a dança de salão. Ficamos honrados em poder trazer profissionais da grandeza do Rodrigo e da Laura a nossa cidade. Os alunos do Campus Calama adoraram e a partir da próxima semana as aulas já serão comigo todas às segundas e sextas. No mais, esperamos através da dança poder fortalecer a cultura na nossa cidade, pois a dança tem um papel muito bonito de inclusão, interação, respeito e cidadania os quais fazemos questão de sempre trabalhar com os alunos, além é claro de ser uma atividade física extremamente prazerosa e divertida”, explicou Ivanilson.

“O Núcleo Experimental de Dança tem sido uma experiência muito boa, já realizamos nossa primeira apresentação na abertura do JIFRO e foi espetacular estar no meio daquela emoção toda, desde o início do projeto até agora se pôde observar uma mudança considerável em cada um dos integrantes desse projeto maravilhoso, agora vamos focar na apresentação que será realizada no Conpex e vamos com tudo”, afirma Cleiton Xisto, aluno do curso de técnico integrado em Informática e participante do NED.

“O NED funciona as quartas e sextas-feiras no Laboratório de Educação Física do Campus Porto Velho Calama, das 12 às 13 horas, e todos estão convidados a participarem de uma aula experimental conosco”, informa a Coordenadora do NED, Iranira Geminiano.

Sobre a aula no Calama, Laura Piano diz que ficaram “muito felizes com a oportunidade de poder ministrar uma aula de bachata (dança de salão) no IFRO, em especial pela representatividade que a instituição tem para o desenvolvimento do Estado e da sua população”. Ela e Rodrigo são coreógrafos e pioneiros da bachata no Brasil, ganharam o Prêmio Baila Mundo em 2015 e 2016, além de terem ministrado cursos em eventos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. “A experiência foi muito boa, pois como nosso público em geral é formado por adultos, foi preciso readequar nosso formato de aula para poder trabalhar com os alunos que na sua maioria são adolescentes, sendo preciso mudar algumas coisas como, por exemplo, a forma de nos comunicarmos com eles”, concluiu a professora.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/08_agosto_2017/07.08.17/bachata