Projeto Cidade Fotografada: alunos visitam principais vias da capital

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 11h00 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 11h01

Fotos Projeto Cidade Fotografada 5

Durante o sábado (22) alunos, professores e técnicos participantes do Projeto Cidade Fotografada realizaram visita guiada pelas principais avenidas de acesso à cidade de Porto Velho. A atividade é desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, e tem por objetivo mostrar aos participantes todas as possibilidades que a cidade tem de ser fotografada e suas potencialidades turísticas. Além de poder expor a expansão e crescimento da cidade como, por exemplo, a ocupação da margem direita do Rio Madeira, a construção de conjuntos habitacionais no extremo leste de Porto Velho e as modificações da paisagem urbana que dificilmente seriam percebidas sem a exploração minuciosa da cidade.

Os alunos conheceram um pouco da história da ocupação da cidade de Porto Velho e fotografaram em locais icônicos desse período como a Igrejinha de Santo Antônio, a Praça da Pirâmide na Zona Sul e o Porto do Cai n´Água. “Com essa visita eles puderam aplicar os conceitos que vimos, principalmente os aspectos urbanísticos que conversávamos durante os cursos, passando por pontos de importância histórica e social da cidade. Nosso objetivo era fazer com que os alunos enxergassem uma Porto Velho além da região central e tivessem uma nova percepção da nossa cidade, através do registro fotográfico”, explica a Arquiteta Dândara Linhares Batista Barbosa.

“Esta etapa do projeto é uma ação visando oportunizar aos alunos visualizar a cidade, não apenas seus pontos mais centrais e conhecidos, mas a cidade em todos seus aspectos desde as regiões mais nobres até as zonas mais afastadas do centro”, afirma o professor de Espanhol, Saulo Gomes de Sousa.

Ainda segundo os professores que atuam no curso, espera-se que este projeto sirva como incentivo à exploração da arte e do espaço urbano, além da conscientização de como a cidade é vista e lembrada pela sociedade que a habita. Pretende-se despertar o interesse e a participação ativa dos alunos do curso técnico em Edificações do Campus Porto Velho Calama no projeto, obtendo um portfólio das fotos expostas e, posteriormente, preparando uma segunda edição do projeto que envolva toda a comunidade acadêmica.

“Para uma primeira tentativa, foi um ótimo experimento, creio que causou uma reação em cada um, para mim foi interessante e apenas acrescentou. Espero que tenha mais oportunidades como esta. Talvez da próxima vez eu extraia mais materiais e de melhor qualidade”, garantiu a estudante do curso técnico integrado em Edificações, Nathalia Claudino. Para Gabriel Soares, que também é aluno de Edificações, “foi uma prazer enorme participar desse projeto, essa visita foi muito importante pra mim, além de podemos usar as técnicas, ensina e traz dicas, conselhos do curso. Visitei lugares que nunca tinha ido antes, além de conseguimos tirar as fotos, ficamos sabendo da história do lugar ".

• Fotos_Projeto_Cidade_Fotografada__1
  • Fotos_Projeto_Cidade_Fotografada__10